O projeto Diálogos Pastorais 2019, promovido pela Coordenação de Evangelização, retoma as atividades neste mês. No próximo dia 20, das 15h às 16h, acontece mais uma sessão dos Diálogos Pastorais, com a temática E a fé se faz verso e prosa: literatura e catequese. Por meio de videoconferência, as equipes de pastoral se encontrarão para um momento de discussão, a partir de experiências práticas, sobre a inter-relação entre literatura e catequese. Para tratar do assunto, a Coordenação de Evangelização contará com a presença da pedagoga e professora Ana Angélica Ribeiro, atualmente pastoralista de catequese, da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

Catequese lúdica

Como catequista, Ana Angélica tem experiência em diferentes etapas da formação catequético-religiosa católica, e, contribui, em seu espaço de atuação e pensamento, para uma aproximação mais estreita entre literatura e catequese. Emprega vários recursos comunicativos e trabalha com gêneros textuais variados, para questionar a relevância da prosa e do verso na experiência de fé das crianças. A escolha da palestrante condiz com a matriz da Base Nacional Curricular Comum, que traz a noção dos campos de experiências, como meio de trabalhar o ensino-aprendizagem e de acompanhar a integralidade do processo. “A literatura pode ser usada como maneira de fazer catequese de forma lúdica com as infâncias. A doutrina já existe, mas aprender de outro modo o assunto traz frescor e fortalece o conhecimento”, disse o analista de Pastoral, Carlos Gomes.

Formar para conhecer

O projeto Diálogos Pastorais faz parte das formações continuadas, promovidas pela Coordenação de Evangelização. No primeiro semestre, foram três encontros, com resultados práticos. Na formação sobre juventudes, que se deu antes da Jornada Provincial, as equipes de Pastoral puderam conhecer um pouco mais sobre o tema e aplicar, durante o evento, os conhecimentos adquiridos e desenvolver práticas condizentes com a realidade juvenil.