Dando-nos o nome de Maria, o Padre Champagnat quis que vivêssemos do seu espírito” (C4). Desta forma, se refere o provincial, Ir. Ataide José de Lima, à celebração da festa do Marista, em 15 de agosto, para confirmar o desejo de estarmos sempre unidos, Irmãos, leigos e leigas, em torno da mesma mesa, como herdeiros e continuadores do sonho de São Marcelino Champagnat. “A fraternidade, o respeito mútuo, o compromisso com a missão ou promoção da vida, especialmente por meio da educação cristã das crianças e jovens, devem ser o grande dom que partilhamos com todos aqueles que nos reconhecem no legado de São Marcelino Champagnat”, declarou o provincial.

Uma semana para comemorar

Durante toda esta semana, comemora-se o orgulho em ser Marista, algo que nos faz refletir sobre o sonho de Champagnat. Sonho que acabou por virar missão, pois Marcelino pensou em uma educação que fosse muito além do ensino, mas, também, que bons valores estivessem em harmonia com o ensino-aprendizagem. Por isso, este é o momento para nos lembrarmos da missão, como Irmãos consagrados, leigos e leigas, professores, colaboradores, alunos e familiares.

Todos compartilham do mesmo sonho e da mesma missão, em torno de uma educação integral, na formação de bons cristãos e virtuosos cidadãos. Para celebrar este dia 15, as unidades socioeducacionais, do Marista Centro-Norte, promoverão diversas atividades, desde momentos de reflexão sobre o significado da data, até missas celebrativas em comemoração ao fundador Champagnat.

Origem da data

O dia 15 de agosto foi escolhido para comemorar o Dia do Marista, pois foi nesta data que houve a Assunção de Nossa Senhora. Há mais de 200 anos nascia a congregação dos Irmãozinhos de Maria, que, inspirados pela entrega e pela fé na Boa Mãe, fundaram o Instituto Marista, comprometidos com a educação evangelizadora de crianças e jovens. Portanto, ao celebrar a festa de Maria, celebramos a nossa festa, como Maristas de Champagnat.  “Como Maristas de Champagnat, em torno da mesma mesa, partilhamos mais que o trabalho ou as obrigações, partilhamos espiritualidade, o nosso modo peculiar de seguir Jesus Cristo, de torná-lo conhecido e amado, de nos relacionar com Deus, conforme o fundador nos ensinou”, declarou Ir. Ataide José de Lima. E, convidando a todos a celebrar a data, finaliza: “celebrar o dia do Marista, na festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, é reconhecer que a nossa família se ampliou, cresceu, se enriqueceu e, assim, já aqui nesta realidade terrena, deseja viver a grande festa que celebrará no céu, em torno da mesma mesa, com Jesus e Maria”.