Começa, na próxima semana, de 2 a 4 de agosto, o Encontro Regional das Comunidades, que será realizado em Brazlândia (DF). O encontro reunirá as comunidades do Distrito Federal, de Goiás e de Minas Gerais, considerando as cidades de Patos de Minas e Uberaba. Com o tema Fraternidade e Profecia nos tempos atuais, o objetivo dos encontros regionais (haverá mais três até setembro) é refletir sobre a realidade das comunidades, da Província Marista Brasil Centro-Norte, frente aos desafios da vida consagrada e do laicato, na atualidade. O lema deste ano também provoca esta reflexão: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus (Mq. 6,8).
De olho na programação
O encontro, voltado apenas aos Irmãos, e promovido pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato, possui ampla programação. No primeiro dia, o provincial, Ir. Ataide José de Lima, abre o evento, seguido de uma dinâmica de entrosamento e da apresentação de um filme. No dia seguinte, os Irmãos Natalino Guilherme de Souza e Maicon Donizete Silva falam sobre a temática do evento, em dois momentos distintos.
Haverá, ainda, na programação, espaço para o Diálogo Aberto, que reunirá os participantes em uma roda de conversa, com o provincial e os conselheiros, sobre os grandes projetos realizados até agora. De acordo com o Ir. Márcio Henrique da Costa, diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, o Encontro Regional das Comunidades amplia a reflexão, acerca da fraternidade e da profecia, além de avaliar e repensar o Projeto Comunitário de Vida das Comunidades. “Que seja um tempo oportuno para revitalizar a nossa experiência de consagrados Maristas, ressignificar a nossa vocação e motivar os Irmãos quanto ao exercício da missão marista”, desejou o Irmão.
Próximos Encontros
Além da programação descrita acima, os participantes ainda tratarão de temas de governança, como comitês, planejamento estratégico e operação econômico-financeira. Região América Sul, Economato Provincial, Casas de Formação e Organização Religiosa também são assuntos previstos na pauta do evento. Para encerrar o encontro, haverá partilha dos projetos e missa de encerramento.
Para os próximos meses, estão previstos mais três encontros: região Sudeste, que reunirá as comunidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vila Velha e Colatina, no Espírito Santo; região Norte e Nordeste, com as comunidades de Belém (PA), Balsas e São Luís, no Maranhão, Teresina (PI), e Aracati, Iguatu e Fortaleza, no Ceará; e, para finalizar, região Nordeste, com as comunidades de Recife e Surubim, em Pernambuco, Maceió (AL), Salvador (BA) e Natal (RN). Vamos acompanhar!