Luiz Carlos Glielmo, professor de Biologia, do Colégio Marista São José – Tijuca. Foto: arquivo pessoal

Sou Luiz Carlos da Fonseca Glielmo, carioca e professor de Biologia. Exerço o magistério na cidade do Rio de Janeiro há mais de 48 anos e, desde 5 de agosto de 1975, leciono no Colégio Marista São José – Tijuca.

Entrei na Instituição atendendo ao pedido do meu estimado amigo, professor Marinho, para que substituísse, até o final do ano letivo de 1975, um professor que precisou se afastar por motivos de saúde. Mesmo sendo difícil ajudá-lo, pois havia outros compromissos a cumprir, a amizade prevaleceu e acabamos dividindo, durante 34 anos, sem nenhuma interrupção, a mesma sala de aula nas disciplinas Biologia I e II, não só no Colégio Marista São José como em outras escolas. Esse era José Marinho Felgueiras, ex-aluno Marista, professor do colégio durante 40 anos e, também, o meu grande mestre e orientador.

Terminado o ano letivo, procurei a direção, na intenção de me despedir e agradecer a oportunidade desta nova vivência como professor de uma instituição tão respeitada e admirada na cidade do Rio de Janeiro. Fui recebido pelo diretor, Irmão José Laudecy, e pelo coordenador do 2º grau (antiga nomenclatura do ensino médio), Irmão Domenico Farinetti, que me convidaram para continuar como professor de Biologia das turmas da área tecnológica.

O meu ingresso ocorreu na unidade Barão de Mesquita e lá permaneci até o encerramento da unidade. Em dezembro de 1997 e em fevereiro de 1998, fomos transferidos para o prédio da unidade Conde de Bonfim.

Ao longo do convívio com irmãos, professores e alunos, passei a admirar muito a harmonia e a boa energia que sentia ali e isso fez com que eu me interessasse em buscar e conhecer, cada vez mais, os ideais e ensinamentos de São Marcelino Champagnat e os princípios da educação marista.

A partir daí, comecei a viver intensamente a instituição e a participar de diversos processos de formação na antiga UBEE (União Brasileira de Educação e Ensino), em sua sede, situada na cidade de Belo Horizonte. Tempos maravilhosos, que me trazem valorosas recordações.

Na escola, além de ser professor de Biologia, ocupei diversos cargos e desempenhei muitas atividades, como coordenador de Biologia, coordenador de série, professor de laboratório, coordenador da área de Ciências da Natureza, coordenador do NAE (Núcleo e Apoio ao Estudante) e participante do Grupo GR Vestibulares, em virtude do qual comparecia, frequentemente, a reuniões realizadas em Brasília. Após fazer um curso à distância na Pontifícia Universidade Católica (PUC- RS), atuei como autor, junto à União Marista do Brasil, das matrizes curriculares maristas.

Em tudo que realizei, sempre tive a intenção e o desejo de valorizar a missão que Champagnat nos convida e inspira a cumprir como educadores maristas.

Sinto-me muito feliz e grato pela educação e formação proporcionadas aos meus filhos e sobrinhos, que até hoje os acompanham em tudo que fazem. Da mesma forma, é motivo de grande alegria para mim as amizades verdadeiras que conquistei aqui.

Todos os dias, quando entro no colégio, peço a São Marcelino Champagnat e à Maria, nossa Boa Mãe, que me sinalizem as ações que devo realizar para que a missão permaneça e perdure por longos anos.

Luiz Carlos da Fonseca Glielmo

Professor de Biologia – Colégio Marista São José – Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Acesse todos os depoimentos

1 Comment
  1. Professor EM

Fiquei emocionada com esse depoimento. Professor Luiz Carlos é um grande mestre. Tenho muito orgulho de poder trabalhar com um profissional dessa qualidade.