Jovens e Irmãos maristas durante visita ao Congresso Nacional. Foto: Colégio Marista Champagnat – Taguatinga/DF.

O terceiro dia da Jornada Provincial das Juventudes foi cheio de experiências positivas para os estudantes dos colégios e escolas sociais do Marista Centro-Norte que participam do encontro em Brazlândia (DF). Nesta quarta-feira (19/6), em visita ao Congresso Nacional, e na Câmara dos Deputados, os jovens conheceram e acompanharam de perto a rotina diária do centro do poder político brasileiro.

Muito ansiosos e na expectativa pelo passeio, o grupo conheceu alguns pontos turísticos como a Catedral de Brasília, Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, entre outros. A visita a Câmara dos Deputados, porém, reservou um momento muito especial para os jovens: eles tiveram a oportunidade de entrar em um dos plenários e participar de uma sessão, especialmente preparada para eles, da Comissão de Legislação Participativa. A secretária executiva, Luísa Paula, e o chefe de serviços da Comissão, Vítor Côrtes ,explicaram como funciona uma sessão real nas comissões existentes na Câmara, tiraram as dúvidas dos estudantes, no que diz respeito a criações e votações de leis, e falaram sobre os direitos e deveres de quem decide trabalhar com política.

Alguns deputados participaram do momento respondendo a questionamentos dos jovens.  Maria Fernanda de Melo, estudante do Colégio Marista Pio X – João Pessoa/PB, perguntou quem, em meio a tantas discussões calorosas que acontecem diariamente nas comissões, é responsável por observar o comportamento dos deputados? Nesse sentido, o deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), reforçou a importância do Comitê de Ética da Câmara: “é interessante observar como muitas vezes o bom comportamento precisa ser cobrado por parte dos deputados. A Comissão de Ética, em parte, faz esse trabalho e por vezes penaliza alguns participantes que não cumprem com as determinações exigidas pela Casa”, analisou.

Algumas perguntas foram diretamente relacionadas ao protagonismo juvenil e em como ele é percebido nos ambientes de poder. De acordo com a deputada Áurea Carolina (PSOL- MG), “ as juventudes são a força que movimentam a sociedade. Ela tem o poder da educação. Isso é essencial para acreditarmos que o cenário que temos hoje, em que a exclusão, preconceito e má representatividade dominam espaços de poder público, possa não existir daqui há algum tempo. Essa é a nossa esperança, ” afirmou.  Ainda sobre o tema, a deputada Érika Kokay (PT-DF) enfatizou a importância das minorias no poder: “Luto para que mulheres, negros(as) e indígenas algum dia estejam todos representados aqui e que, de maneira democrática, lutem pelo bem comum.” Também participaram do debate, o deputado Patrus Ananias (PT – MG) e o deputado Pedro Uczai (PT/SC).

O coordenador de Evangelização do Marista Centro-Norte, Ir. Paulo Soares reforçou a importância do momento: “Sabemos que, independente da classe social para a qual trabalhamos, se o poder aquisitivo é maior ou menor, nós estamos juntos na mesma luta de nos tornarmos bons cristãos, como pensou São Marcelino Champagnat, e virtuosos cidadãos. A cidadania passa pela democracia e também por esse espaço comum. Vir a essa casa renova nosso compromisso, ” afirmou.

Ao retornar para o Espaço Champagnat, em Brazlândia (DF), os estudantes retomaram a programação da Jornada e se prepararam para a votação que elegerá a nova Comissão Provincial das Juventudes.