Jovens maristas durante a missa de abertura da Jornada Provincial das Juventudes – Foto: Colégio Marista Champagnat – Taguatinga

Começou na noite de segunda-feira (17/6), a Jornada Provincial das Juventudes, no Espaço Champagnat, em Brazlândia (DF). Cerca de 100 pessoas estiveram presentes na missa de abertura proferida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, com especial envolvimento dos jovens maristas dos colégios e escolas sociais do Marista Centro-Norte.

Dom Sérgio foi acolhido na missa pelas palavras do Irmão Ataide José de Lima, provincial e também presidente do Marista Centro-Norte. Na ocasião, o Irmão falou da importância da presença do bispo no evento, ao dizer que ele “é a pessoa que mais nos aproxima da figura do Papa; e o Papa é um homem que quer se aproximar das juventudes”.

Na sequência, Dom Sérgio disse aos jovens que o Papa Francisco deseja que a Igreja acolha a juventude. Nas palavras de Dom Sérgio, a Igreja precisa dialogar e escutar as juventudes e reforçou: “não tenham medo de se aproximarem da Igreja, a Igreja quer se aproximar dos jovens. Ela não quer acolher um único tipo de jovem, a Igreja quer acolher a pluralidade juvenil”, disse o bispo aos presentes.

De acordo com o coordenador de Evangelização do Marista Centro-Norte, Ir. Paulo Soares, a Jornada iniciou em um clima bastante festivo e, sobretudo, marcada pela pluralidade das juventudes. “Juventudes ditas no plural, porque nós estamos aqui com jovens de diferentes estados, de diferentes unidades, de centros urbanos, de periferias, jovens das regiões rurais; nós temos uma grande diversidade juvenil na nossa Jornada”, destacou.

Cultura e demonstrações teatrais apresentadas por movimentos artísticos juvenis animam o evento, que terminará no dia 22 de junho. Estiveram também presentes na celebração o vice-provincial, da Província Marista Brasil Centro-Norte, Ir. Antônio de Ramalho, e o vice-presidente do Marista Centro-Norte, Ir. Renato Augusto da Silva.

Para Sofia Moraes, estudante do Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG), a experiência de chegar até esse momento foi de muita expectativa. “Eu não esperava ter esse contato tão forte e direto com tantos alunos maristas; as pessoas são muito calorosas, parece que realmente temos sentimentos e objetivos em comum; a missa foi em torno do pensamento de união do protagonismo jovem, o que me motivou para a semana”, enfatizou.

Programação

Jornada Provincial das Juventudes continua nesta terça-feira (18/6). Neste dia, se realiza a atividade denominada Caleidoscópio de ideias, posicionamentos e sentimentos, que conta com a assessoria de Caio Oliveira e Clara Cunha, da Casa da ONU de Brasília (DF), dentre outros convidados externos.  Ao final do dia, os jovens envolveram-se em rodas de conversas e oficinas.

No dia 19/6, os jovens participarão de visita guiada ao Congresso Nacional, para um bate-papo sobre participação política das juventudes e educação. No período da tarde, os jovens discutirão o papel da Comissão das Juventudes, desafios, expectativas, horizontes e perfil do líder, assim como elegerão os novos membros que integrarão o grupo. No dia 20, eles partem com destino à Silvânia (GO), onde participarão de uma missão vocacional e, também, da celebração de votos perpétuos do Ir. Dener Rodrigues.