De 17 a 19 de junho, 16 jovens Irmãos, da Província Marista Brasil Centro-Norte, se reunirão na Casa Provincial, em Brasília (DF). O encontro, o último para esse grupo, que passará a seguir o itinerário formativo da Região América Sul, terá como tema Cuidar da nossa espiritualidade e das relações para que nossa fraternidade seja sinal profético de vida marista. De acordo com Ir. Márcio da Costa, diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, “a ação faz parte do programa da Comissão de Vida Consagrada e Laicato. O objetivo é favorecer momentos de integração e revitalização vocacional”. São considerados jovens Irmãos aqueles que estão nos primeiros votos e têm até dois anos de votos perpétuos.
Ser sinal profético
Dentro do cronograma da formação, está prevista prática de interioridade, com Neimar Sérgio, orientador educacional do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga (DF), e aprofundamento sobre Educação Evangelizadora, com o Ir. Lúcio Dantas, da Comunidade Marista de Brasília. O grupo conhecerá, ainda, os projetos da Gerência Socioeducacional, do Marista Centro-Norte.
“Eu e Ir. Renato Silva conversaremos com eles sobre futuros projetos voltados aos jovens Irmãos, previstos para o final do triênio, em 2021”, explica Ir. Márcio da Costa. Outra atividade da programação é a Missão Vocacional, que será realizada em Silvânia (GO), nos dias 20, 21 e 22. Os estudantes da Jornada Provincial das Juventudes se somarão aos Irmão nesses dias.
A Missão Vocacional é uma experiência de visita aos moradores locais e de motivação vocacional dos jovens. O roteiro prevê interação com as crianças, adolescentes e adultos, além de orações nas casas das famílias. A ação está em conexão com a fase preparatória dos Irmãos para os votos perpétuos, dentro do apostolado profético marista. A exemplo do Ir. Dener Rodrigues de Souza, da Comunidade Marista de Salvador (BA), que participa desta edição e professará os votos perpétuos, no dia 22, em Silvânia (GO), com celebração eucarística da capela do Instituto Auxiliadora. O evento marcará o ingresso definitivo dele na congregação.