Estudantes do Colégio Marista São Luís, em Recife (PE), plantam mudas na Unidade, para lembrar o cuidado com a preservação do meio ambiente e a Semana Champagnat – Foto: Colégio Marista São Luís

Quando uma educação é boa, as virtudes crescem por si na alma dos jovens. O pensamento de São Marcelino Champagnat nunca esteve tão vivo no Marista Centro-Norte. Na semana dedicada ao fundador da instituição, de 3 a 7 de junho, educadores, estudantes, equipes técnicas e demais colaboradores demonstraram as qualidades da educação evangelizadora que idealizou. Com o tema Champagnat, agente de mudança e com o lema Vejam, estou fazendo uma coisa nova (Is, 43, 19), a Semana Champagnat mobilizou a comunidade educativa e familiares em ações voltadas à consciência ecológica e ambiental, a partir do conceito do cuidado com a casa comum, em sintonia com o legado e a missão marista.

Um coração, uma missão

As Unidades Socioeducacionais prepararam programação especial para o período celebrativo, que coincidiu com o Dia Mundial do Meio Ambiente. Falar de ecologia é falar de cuidado, virtude valorizada na missão de Champagnat. E com esse compromisso, o Colégio Marista Palmas promoveu o plantio de mudas de árvores em frente à instituição. A atividade reuniu cerca de 500 estudantes, para lembrar a importância da preservação ambiental.

Em Recife (PE), os alunos do Colégio Marista São Luís também plantaram árvores e promoveram uma blitz da limpeza pelas ruas da cidade. A Brigada do Lixo caminhou em direção ao Jardim Baobá e Parque da Jaqueira, onde o grupo fez o recolhimento de resíduos poluentes, espalhados pelo chão.

Com o olhar para a alimentação saudável, o Colégio Marista Pio X promove, até o dia 7, a Feira Agroecológica Marista. O evento é gratuito e tem como objetivo, ainda, incentivar a agricultura familiar. A iniciativa é o resultado de uma parceria com o Governo do Estado. O público pode conferir e comprar, nas barracas montadas no colégio, produtos hortifrúti orgânicos como hortaliças, legumes, frutas, queijos, doces e artesanatos.

O amor nos faz maior

Os colaboradores do Escritório Central, em Brasília (DF), também comemoraram o Dia de Champagnat, em momento reflexivo e de convivência com o Conselho Provincial. Na ocasião, foi conduzido momento de espiritualidade, com a participação dos Irmãos, no Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga (DF). Ir. Antonio Ramalho, vice-provincial, aprofundou quatro características de Marcelino, que era destemido, solícito, mariano e compassivo. “Ele estava convencido de que o projeto não era dele, mas de Deus”, lembrou Ir. Ramalho. Em seguida, os colaboradores debateram em grupos, sobre onde identificavam os valores do fundador na equipe de trabalho, quais eram os mais evidentes e os que precisavam ser fortalecidos. A canção O amor nos faz maior animou a celebração.