Nesta segunda-feira (13), os Irmãos e leigos da Província Marista Brasil Centro-Norte se reunirão em Brazlândia (DF) para participar do Fórum do Setor de Vida Consagrada e Laicato (SVCL). Serão 35 participantes, entre os membros das comissões do setor – Animação Vocacional, Laicato, Vida Consagrada, Patrimônio e Espiritualidade, além de convidados das áreas do Escritório Central.

O evento, que se estende até 15 de maio, tem por objetivo ser espaço de construção conjunta do planejamento da área, à luz dos documentos institucionais, evidenciando o papel estratégico do setor, bem como criar sinergia com as demais áreas provinciais. Também se trata oportunizar o trabalho de elaboração conjunta das comissões e a priorização dos projetos estratégicos.

Na programação do encontro, haverá palestras, apresentações, momentos de acolhida e oração. Já no primeiro dia (13), o coordenador da área de Missão e Gestão, da União Marista do Brasil, Ricardo Mariz, faz uma radiografia cultural e social sobre a vida religiosa e laicato e, em seguida, Franki Kucher, assessor do Núcleo de Planejamento Estratégico, realiza uma análise situacional da vida religiosa e do laicato, da Província Marista Brasil Centro-Norte.

No segundo dia (14), as temáticas giram em torno da Província. O vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Renato Augusto da Silva, fará apresentação das estruturas dos comitês da Instituição; o plano trienal (2016-2019) e a análise situacional da área serão abordados pela equipe do setor; e o Ir. Rafael Ferreira Júnior, diretor do Centro de Estudos Maristas (CEM), trará uma reflexão sobre a utopia de Marcelino Champagnat e os horizontes provinciais. Neste dia, ainda haverá a apresentação do Plano Estratégico do Instituto, pelo Ir. Márcio Henrique da Costa, diretor da área.

De acordo com ele, o Fórum do Setor de Vida Consagrada e Laicato será um momento relevante para se reforçar o papel da área na Província, e avaliar quais foram as conquistas realizadas e quais serão os futuros projetos estratégicos. “Será uma oportunidade para conectarmos os planejamentos do Instituto, da Província e da área, para continuarmos na missão, seguindo as diretrizes executivas e trazendo os resultados esperados”, enfatizou Ir. Márcio.