Diálogos Pastorais sobre as juventudes – Foto: Luciana Farias / PMBCN

Dando sequência aos Diálogos Pastorais, evento promovido ao longo do ano pela Coordenação de Evangelização, o tema deste mês foi Os Jovens, a e o Discernimento Vocacional. No encontro, realizado, na última terça-feira (7), por meio de videoconferência, participaram adolescentes e jovens, das Unidades Socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte, em torno da temática, que irá pautar os trabalhos da Jornada Provincial das Juventudes, a ser realizada de 17 a 23 de junho.

Para compor a mesa de debates, dois assessores de referência, que participaram da reunião pré-sinodal, do Sínodo das Juventudes, em Roma, falaram aos estudantes sobre a relação entre os jovens e a Igreja. Ariany Leite, da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e Leon Patrick de Souza, assessor nacional da Cáritas Brasileira, para a área da infância, adolescência e juventudes, abordaram a temática trazida pelo Sínodo das Juventudes: os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

Os convidados falaram sobre o desejo de a Igreja escutar os jovens, perceber as expressões juvenis de hoje e, a partir disso, auxiliá-los quanto ao significado da fé e na elaboração do discernimento vocacional ao longo da vida. Além disso, trouxeram aspectos históricos do Sínodo das Juventudes e o que a Igreja espera dos adolescentes e jovens, para viverem em comunhão com o projeto de vida.

Para o analista de Pastoral, da Coordenação de Evangelização, João Vitor Menduiña, este Diálogo Pastoral é especial, pois, além de falar do Sínodo, o relaciona com a Jornada Provincial das Juventudes. “A metodologia da Jornada será a mesma da temática do evento de Roma, e traz elementos que irão auxiliar os estudantes quanto à formação integral”, lembrou o analista.

Preparativos – o evento também foi propício para se encaminhar as demandas da Jornada Provincial das Juventudes. Foram discutidas questões operacionais como a conclusão das inscrições, o processo das compras e de envio das passagens aéreas – para se organizar a logística do encontro, e o envio, em breve, da carta de orientações, com as informações necessárias para a Jornada. Está prevista a participação de cerca de 70 adolescentes e jovens, dos segmentos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, para debater os anseios, sonhos e perspectivas das juventudes. Vamos acompanhar!