Nesta semana, os Irmãos Maristas da Região América Sul se reuniram em Florianópolis (SC), para o Encontro dos Irmãos de 46 a 60 anos. O objetivo do evento era favorecer espaços para o aprofundamento da experiência com Deus, no encontro pessoal com Ele e no cotidiano das diversas culturas. Entre os dias 28 de abril e 2 de maio, os 55 participantes do encontro, promovido pela Região América Sul, puderam fazer memória, promover pontes e ser criadores de fraternidade.
“Foi um momento para reavivarmos a vocação, partilharmos, criarmos vínculos e darmos testemunho daquilo pelo qual somos apaixonados, que é a consagração marista ”, destaca Ir. Márcio Henrique da Costa, diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, da Província Marista Brasil Centro-Norte, que encaminhou 11 dos 55 participantes ao evento. A faixa etária, de acordo com Ir. Márcio, recebeu especial atenção devido à necessidade de mais encontros para esse público e maior cuidado para as demandas e especificidades dos religiosos nessa fase.
Na programação do encontro, houve dinâmicas de apresentação e integração, passeios, momentos celebrativos, orações contemplativas e visita a centro social. Na agenda de palestras, os temas estudados foram: A Entrega Generosa da Missão, proferida pelo padre Wilson Groh; Consagração e Comunidade, apresentada pelo frei Edmar Fernando Moreira; e, por fim, palestra sobre Projeto Pessoal, com o Ir. Oscar.
Região América Sul – os 55 participantes do encontro são provenientes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, países que compõem a Região América Sul, que, por sua vez, é composta por cinco províncias: as brasileiras Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Centro-Sul e Província Marista Brasil Sul-Amazônia, além das Províncias Santa Cruz de los Andes e Cruz del Sur. O objetivo da Região América Sul é garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade da missão marista no mundo e fomentar a internacionalidade.