Reunião dos Provinciais do Instituto Marista – Foto: divulgação

Promover e fortalecer, entre os Maristas de Champagnat, o sentimento de pertença, tendo em vista a continuidade da missão junto às crianças, adolescentes e jovens. Esse foi o objetivo do encontro dos provinciais com o superior geral, Ir. Ernesto Sanchez, e seus conselheiros, que ocorreu em Roma, de 4 a 12 de março. O Ir. Ataide José de Lima representou a Província Marista Brasil Centro-Norte nas discussões e debates, que tiveram como eixo o tema da liderança.

Para ajudar no aprofundamento deste objetivo maior, o encontro teve como tema Chamados a viver a liderança profética e serviçal, na corresponsabilidade e na interdependência, com o intuito de intensificar e viver a temática como expressão de serviço, apoio à missão, aos Irmãos, leigos e leigas. Uma liderança diferente, marcada pela acolhida, pelo respeito e pelo exercício da corresponsabilidade.

Além dos momentos de oração e das partilhas em grupo, os participantes refletiram sobre assuntos que repercutem no dia a dia da vida religiosa e de leigos e colaboradores. Estiveram na pauta o Plano Estratégico da Administração Geral (2017 – 2025), que coloca em ação os apelos do XXII Capítulo Geral, com novas iniciativas, bem concretas, e outras que já estão em andamento, como o Projeto La Valla 200, o Projeto Fratelli, Missões Ad Gentes, organização entre as regiões e províncias do Instituto. Também fizeram parte da agenda, o compromisso com a proteção integral das crianças e dos adolescentes; a cooperação entre as províncias e a finalização e aprovação das Constituições, Estatutos e Regras de Vida. Os documentos norteiam a vida consagrada marista em 82 países.

Segundo o provincial, da Província Marista Brasil Centro-Norte, Ir. Ataide José de Lima, é necessário confirmar o compromisso com os apelos do XXII Capítulo Geral. “Estamos empenhados em caminhar como família global, farol de esperança em resposta às necessidades emergentes do mundo turbulento de hoje. Devemos estar atentos para oferecer o melhor em defesa daqueles que são colocados, por Deus e seus familiares, aos nossos cuidados”, destacou Ir. Ataide Lima.