1ª Comissão Provincial das Juventudes – Foto: Luciana Farias / Ascom

A 1ª Comissão Provincial das Juventudes, da Província Marista Brasil Centro – Norte (PMBCN), se reunirá em Brasília (DF), entre os dias 14 e 17 de março, para tratar dos encaminhamentos finais da Comissão, que se constituiu no triênio passado, e que se encerrará em agosto deste ano.

Eleita em 2017, a Comissão Provincial colocou em prática as atividades e os projetos elencados no Plano de Ação, definido no início da atuação, e foi protagonista de momento histórico na Província, quando participou da reunião do Conselho Provincial, que, pela primeira vez, recebeu estudantes no encontro. Na oportunidade, os representantes do Conselho ouviram o que os alunos tinham a dizer, apontando para uma educação integralizada, bem como as necessidades educacionais e de evangelização que percebem na Província.

Agora, a Comissão vai se preparar para finalizar os trabalhos até agosto de 2019, e abrir espaço para que uma nova composição assuma a 2ª Comissão Provincial das Juventudes. Nesta reta final, a reunião será palco para reflexões e avaliação da caminhada até aqui. Será, também, ocasião oportuna para começar a construção da 1ª Jornada Provincial das Juventudes, que ocorrerá em junho, deste ano, em Brasília (DF), com representantes de todas as unidades socioeducacionais da Instituição.

Toda a pauta é estabelecida e sugerida pelos próprios estudantes, o que reforça a linha provincial de desenvolver o protagonismo de seus representantes. “São eles, os estudantes, que sugerem as pautas e os assuntos; conduzem a Comissão, propõem temáticas e alinham com a Coordenação de Evangelização, que os acompanham durante todo o caminhar”, esclareceu João Vitor Menduiña, analista de Pastoral.

Para o coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Henrique Soares, a reunião presencial com 1ª Comissão Provincial das Juventudes é oportuna, pois sinaliza o final do triênio e as avaliações e reflexões sobre este tempo de semear e de acreditar. “Ainda há muito a se fazer, vamos construir a primeira Jornada Provincial das Juventudes, promover os encaminhamentos finais e nos prepararmos para eleger uma nova Comissão, que dê continuidade ao que vem sendo feito, e aja em consonância com as comissões locais das juventudes”, declarou o gestor.