Com a chegada do novo triênio, na estrutura do Modelo de Governança, foram criados seis comitês internos de suporte à Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). Para apresentação dos comitês e o detalhamento das dinâmicas de trabalho, houve a 1ª reunião das equipes, que ocorreu na terça-feira (26), no Espaço Champagnat, em Brazlândia (DF).
Foram definidos os seguintes comitês: Comitê de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes; Comitê de Auditoria e Risco; Comitê de Solidariedade, Cidadania e Ecologia; Comitê de Vida Marista e Espiritualidade; Comitê de Educação Evangelizadora e Comitê de Governança Corporativa.
Eles terão a atribuição de apoiar o Conselho Provincial em temas estratégicos, por meio de estudos e encaminhamento de propostas para as tomadas de decisão; agir como instrumento de assessoramento e de reflexão da Vice-Presidência e do Conselho Provincial, revisando constantemente os projetos, aportando sugestões e avaliando a coerência com os objetivos estratégicos; assegurar que não haja projetos com objetivos desconexos ou conflitantes; identificar e sugerir projetos voltados para demandas estratégicas e táticas da Província, para a submissão aos órgãos deliberativos, dentre outras atribuições.
A nova formatação dos grupos prevê a presença de um conselheiro por comitê e que as temáticas de escopo operacional sejam de responsabilidade das áreas. A nova configuração proposta resguarda a aproximação com as prioridades do triênio, que nomeiam parte dos comitês e integram os principais projetos em discussão na Instituição.
Para o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Renato Augusto da Silva, em virtude do início do novo triênio, fez-se necessário fazer a revisão dos comitês existentes no âmbito corporativo. “Ela se faz primordial para o fortalecimento dos fóruns de discussão e alinhamento das pautas, de acordo com os objetivos da Província Marista Brasil Centro-Norte”, salientou o gestor.