Persista e Insista”. Este é o tema da Semana Pastoral Marista 2019, que mobilizará as unidades socieducacionais para reflexões, partilha de experiências e atividades pedagógicas e pastorais voltadas à missão evangelizadora. Sob o lema “Mudar o mundo não é utopia, é justiça” (Dom Quixote), o período levará as escolas e colégios a criarem uma nova realidade, atenta ao tempo presente e aos apelos que surgem às crianças, adolescentes e jovens, como a necessidade de valorização da vida e o olhar para a desigualdade do país. A videoconferência de lançamento, para as equipes diretivas, pedagógicas e de pastoralistas, será no próximo dia 6, às 15h.

“Trazemos o Dom Quixote como uma metáfora para pensarmos nosso lugar no mundo e as questões sociais, as utopias e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Mais do que divulgar as ações realizadas, o objetivo é estimular os estudantes para uma nova perspectiva pastoral, de engajamento, de movimento na escola em torno de um projeto comum de transformação”, esclarece Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN).

A videoconferência de lançamento pretende mobilizar a comunidade educativa em torno da temática e orientar para os trabalhos na Semana Pastoral, que será realizada de 18 a 22 de fevereiro.  Para contribuir, ainda mais, com a atuação em rede e a preparação, foi disponibilizado espaço virtual com recursos como texto base, oração, peças para as redes sociais, modelos de power point e papel timbrado, com a logomarca da iniciativa. Para utilizar o conteúdo, basta clicar no link  https://pmbcn.sharepoint.com/intranet/semanapastoral2019.

“No local, também é possível ver as boas práticas. Assim, criamos senso de pertencimento à rede e a possibilidade de entreajuda nos projetos pastorais”, lembra Ir. Paulo, ao enfatizar, ainda, a importância de mostrar aos jovens que é preciso persistir e insistir no projeto de vida.