Ir. José Wagner da Cruz em discurso de posse no Colégio Marista São José – Barra – Foto: divulgação

O ano letivo começa com novidades na gestão das unidades socioeducacionais do Rio de Janeiro e de Pernambuco. Tomaram posse como diretores, no dia 29 de janeiro, o Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, no Colégio Marista São José – Barra (RJ), e o Ir. Eliseudo Salvino Gomes, no Colégio Marista Pio XII, em Surubim (PE). As comunidades educativas deram as boas-vindas aos Irmãos, que estarão à frente dos processos educacionais, do acompanhamento às equipes técnicas e pedagógicas e das ações estratégicas para levar adiante a missão junto às crianças, adolescentes e jovens.

“Que possamos educar, em todos os tempos e espaços da escola, fazendo do colégio local profético de formação integral e promoção humana, considerando os cenários do mundo contemporâneo”, sinalizou Irmão José Wagner, em seu discurso de posse. Ele é natural de Resende (RJ) e doutorando em Humanidades e Artes, com ênfase em Ciências da Educação, na Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Graduado em Pedagogia, tem especialização em Orientação Educacional, Sociologia das Juventudes e em Teoria da Complexidade. Foi fundador da União Marista do Brasil (UMBRASIL), onde atuou como secretário-executivo e presidente. Na União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE) e na União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC), mantenedoras da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), trabalhou como conselheiro e vice-presidente.

No Colégio Marista Pio XII, as equipes técnicas e pedagógicas acolheram Ir. Eliseudo Salvino, em cerimônia, na cidade de Surubim. O gestor é psicólogo e doutor na mesma área, pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Graduado, também, em Teologia, tem formação em Logoterapia e atua no Projeto de Orientação Vocacional/Profissional do Colégio Marista de Natal (Ensino Médio). “Quero agradecer a cada um de vocês, educadores, pelo exemplo e excelente trabalho. Penso que esse resultado é fruto da responsabilidade assumida por uma educação de qualidade”, enfatizou o diretor.

Ir. Eliseudo Salvino (à esquerda) ao lado do Ir. Renato Augusto da Silva, vice- presidente da UBEE- UNBEC – Foto: divulgação