Abertura da VI Assembleia Provincial, em Mendes (RJ) – Foto: Ascom

A abertura oficial da VI Assembleia da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) foi realizada, na manhã desta sexta-feira (7/12), em Mendes (RJ). Serão três dias de encontro, no qual participam 75 Irmãos, cinco formandos, nove leigos e dois jovens. A acolhida aos participantes ocorreu durante momento de oração na capela, que destacou o lema da Assembleia e do Capítulo: “Vocês são a luz do mundo” (Mt 5,14). A temática da luz guia o Instituto Marista e a Província, nos caminhos da história, e ilumina, com sabedoria e amor, para que se possa fazer das comunidades e obras apostólicas casas de luz, abertas a todos os que buscam o rosto de Cristo.

O Ir. Ataide José de Lima, provincial e presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, ressaltou, no discurso de abertura, cinco temáticas inspiradoras, construídas a partir da consulta aos Irmãos quando da eleição do provincial para o próximo triênio. Os temas revelam a fraternidade como expressão do amor de Deus; a parceria com os leigos para a missão; a corresponsabilidade como expressão de fraternidade; uma nova mentalidade sobre a vitalidade da missão marista; e caminho a ser construído como expressão de esperança.

O provincial afirmou que o desejo é prosseguir dando passos para que o sonho de Deus se transforme em realidade na PMBCN. “O caminho que esta Assembleia abrirá para a Província, nos próximos anos, será de luz, expressão de esperança no futuro, se sonharmos juntos e corresponsavelmente.  Desejamos estar sempre atentos ao que Deus sonha para nós e ao que nós sonhamos para o futuro.  Sonhar é preciso, caso contrário não sairemos do lugar. Mas é preciso sonhar juntos”, exortou Ir. Ataide.

Também estão presentes na Assembleia o Ir. Óscar Vicario, representando o Superior e o Conselho Geral, e o Ir. Alberto Aparício, secretário-executivo da Região América-Sul. Irmão Óscar saudou os participantes em nome do Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez. “Estaremos em sintonia com ele e com a beatificação do Ir. Henri Vergés, que foi um farol de esperança em meio a juventude muçulmana. Parabéns pela organização e pelo lema. Não tenho muitas repostas, mas sim muitas perguntas. Como vamos ser farol? Onde vamos encontrar o combustível para essa luz? Onde está a força que vai nos iluminar?”, questionou o conselheiro-geral.

A Assembleia segue até o dia 11/12, quando os Irmãos e Leigos farão uma peregrinação para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar