Lançamento oficial do Voluntariado Estudantil Marista (VEM) – Brasília (DF) – Foto: Ascom / PMBCN

No Dia Internacional do Voluntário (5/12), a Província Marista Brasil Centro-Norte, por meio da Coordenação de Evangelização, lança um documento para organizar e implantar as ações voluntárias que, há muito tempo, já são realizadas pela Instituição: o VEMVoluntariado Estudantil Marista. O documento, balizador e sistemático, traz os objetivos do voluntariado marista, bem como a ideia de fortalecer a construção de uma consciência crítica e do desenvolvimento do serviço voluntário entre toda a comunidade educativa marista.

O lançamento do VEM contou com a participação de todas as unidades socioeducacionais, por meio de videoconferência, e trouxe convidados de peso para falar do trabalho voluntário realizado pelo Brasil e pelo mundo: Vitória Faoro, coordenadora local, do Programa das Nações Unidas (ONU), e Igor Ferrer, consultor jurídico, da Cáritas Brasileira, e consultor do Programa Viva Voluntário, trouxeram os aspectos jurídicos sobre o tema e apresentaram números do voluntariado no Brasil.

Cerca de apenas 1% dos adolescentes brasileiros (até 17 anos) contribuem com ações voluntárias no Brasil. E é justamente esta faixa etária que o VEM pretende mobilizar. No documento, a juventude se apresenta como uma “vocação profética” e se relaciona com a missão missionária. De acordo com o VEM, o estudante marista precisa entender quatro elementos para se engajar no voluntariado: perceber-se, comprometer-se, atuar e celebrar. O documento também traz o Itinerário Formativo, como um instrumento de empoderamento e de ampliação das possibilidades do sujeito, para aumentar sua capacidade de ação no próprio contexto e a consciência dos valores e das ações que os guiam.

Para o coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Henrique Soares, é necessário aumentar a estatística de participação dos jovens no contexto do voluntariado, e o Marista tem toda a condição de colaborar para que este percentual aumente. “Considerando que os adolescentes são responsáveis por 1% das ações, e que as instituições, em geral, respondem por 91% dos resultados, o Voluntariado Estudantil Marista (VEM) vai ao encontro destes números, já que o documento é institucional e é voltado para o público jovem”, enfatizou o gestor.

Fases – O VEM é composto por três fases – local, regional e internacional, que fazem parte do Itinerário Formativo, e integram as competências e as habilidades propostas para cada fase. Os símbolos também estão presentes no documento – Mochila, Sandália e Álbum são os elementos que traduzem a missão solidária: a mochila representa a saída, a preparação; a sandália significa colocar os pés na realidade; e o álbum, a memória realizada.

De acordo com o analista de Pastoral, da Coordenação de Evangelização, Gustavo Ornelas, que está à frente do projeto, os símbolos referem-se à identidade do VEM, que procura reverendar a peregrinação do voluntário, bem como oferecer sentido à missão. “O VEM reforça as ações que os maristas já vêm realizando, com a mesma simbologia e afeto. Precisamos ser os catalizadores da mudança e oferecermos uma educação voltada para a solidariedade”, declarou Gustavo Ornelas.

Futuro – o Voluntariado Estudantil Marista (VEM) pode virar disciplina para o histórico escolar. Isso mesmo! Em parceria com a Gerência Socioeducacional, a Coordenação de Evangelização estuda a possibilidade de incluir as horas do voluntariado no currículo escolar, deixando esta marca para os estudantes maristas e colaborando para aumentar a estatística de participação dos jovens nas rotinas das ações voluntárias. “A ideia é para 2019 ou 2020, mas estamos pensando nesta possibilidade, que só agrega aos serviços que já prestamos, e, também, é uma forma de mostrarmos para a sociedade que estamos em consonância com as mudanças que o mundo nos pede, e que dependem de nós. É com a mão na massa, e não com as mãos no bolso, que iremos promover um mundo melhor para as próximas gerações que vêm por aí”, declarou o coordenador de Evangelização.

Retrato do Voluntariado no Brasil

Em 2017, o Brasil somou 7,4 milhões de voluntários. Parece muito, mas representa apenas 3% de toda a população. Deste total, 9% realiza ações individualmente, e 91% realiza por meio de instituições e organizações – é aqui que o Marista entra e dá um grande passo com o VEM – Voluntariado Estudantil Marista.

No que se refere à faixa etária, apenas 1% dos adolescentes, até 17 anos, atua em alguma ação voluntária. Os jovens, entre 18 e 25 anos, representam o maior percentual de participação, em torno de 36%. A seguir, a turma entre 26 e 33 anos responde por um percentual de 28%, e a faixa etária entre 34 e 41 anos, por 19%.

Estes números, em parte, refletem as falhas na legislação brasileira, que não cria facilidades e nem incentivos ao serviço voluntário no Brasil. A Lei 9.608, de 1998, que trata do assunto é superficial e não traz a temática para a realidade. Atualmente, um novo projeto de lei está em andamento na Casa Civil, em análise na Secretaria de Assuntos Jurídicos. Este projeto de lei, caso aprovado (ainda será enviado ao Congresso Nacional), pretende abordar o trabalho voluntário de forma mais específica e, ao mesmo tempo, ampla, trazendo o escopo, objetivos, conceitos, direitos e deveres dos voluntários e direitos e deveres da instituição. Pretende ser um material completo, que incentive a doação por meio do voluntariado.

A Província Marista Brasil Centro-Norte “arregaçou as mangas” e deu início ao projeto de voluntariado institucional, com a ideia de fazer desta prática uma diretriz, que integrará o planejamento estratégico da Instituição. Mãos à obra!