No próximo dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição de Maria, a Igreja Católica, particularmente aquela que está na Argélia (África), viverá uma significativa experiência: a beatificação de 19 mártires. Para a Província Marista Brasil Centro-Norte, este acontecimento é bastante representativo, pois um dos mártires que serão beatificados é o Irmão Henri Vergès. De origem francesa, o Ir. Henri serviu aos jovens argelinos durante 25 anos, oferecendo-lhes orientação e partilhando dos seus sonhos e da busca por uma vida mais digna.
Bibliotecário, ofício do qual estava comprometido e do qual sentia orgulho, Henri Vergès procurava oferecer aos jovens argelinos mais do que livros e um espaço para seus estudos. Para ele, uma biblioteca deveria ser também um meio de conexão com um futuro possível, um oásis de beleza e de bem-estar no meio da feiura, da insegurança e do medo.
Dizia ele: “estes jovens vivem a violência em toda a parte, na rua como em casa. É preciso que aqui – na biblioteca – façam a experiência da paz possível que carregam consigo”. A experiência do Ir. Henri Vergès nos leva a enxergar nossos espaços educativos como meios privilegiados de real promoção humana para os nossos educandos, e a nos perguntar: o que pode ser uma biblioteca para além de apenas uma biblioteca?
A sua beatificação é o reconhecimento deste trabalho junto aos pobres e o seu compromisso com a promoção da justiça e do bem, além da sua fé em Jesus Cristo. A Igreja está convicta de que a morte do Ir. Henri, brutalmente assassinado na Argélia, em 1994, tem caráter martirial, o que significa reconhecer que sua pertença à religião cristã e o seu engajamento social foram a motivação do assassinato. Beatificá-lo é identificar sua santidade de vida e propô-la aos demais cristãos como exemplos de fé e de doação heroica à causa dos mais empobrecidos.
Junto à Assembleia Provincial, que está acontecendo em Mendes (RJ), e dos 15 anos da Província Marista Brasil Centro-Norte, que serão completados, também, em 8 de dezembro, os Maristas se sentem gratos por mais este acontecimento que é tão representativo para o mundo Marista!
Para conhecer melhor a vida e obra deste mártir, Ir. Henri Vergès, clique aqui.