Na última quarta-feira (7), a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), por meio da Coordenação de Evangelização, lançou a Campanha da Fraternidade 2019 (CF/2019). Com o tema Fraternidade e Políticas Públicas, a Província reuniu, por meio de videoconferência, gestores, professores e pastoralistas, de todas as unidades socioeducacionais, com a missão de apresentar a temática e de como se trabalhar com ela durante o próximo ano, nos espaços escolares maristas. A convidada para tratar do tema, com sugestões de ações para a PMBCN, foi a professora-mestra, Ana Paula Penante, da Universidade Federal de Goiás.

A especialista iniciou os trabalhos, situando a todos sobre o que são Políticas Públicas e a sua relação com a Fraternidade. Segundo Ana Paula, este tema é transversal ao ambiente da educação, pois é importante para a formação dos estudantes, jovens e adolescentes. Com o questionamento “de que forma podemos construir um País melhor com as Políticas Públicas”, a professora sugere que questionar é uma forma de se exercer a cidadania, e, por consequência, pensar as políticas para o atendimento aos mais necessitados.

Durante a apresentação, a especialista interagiu com os participantes, desafiando-os a responder perguntas provocativas, e estimulando-os a aplicar o tema da Campanha no espaço escolar e para o público marista. Com a convicção de que a educação é uma ferramenta transformadora, Ana Paula propõe trabalhar a temática em sala de aula com as inspirações da realidade e do cotidiano, nos quais as pessoas estão inseridas. “Cada praça, escola e colégio, deve atuar de acordo com a sua realidade, realizar questionamentos acessíveis ao público, e provocar interrogações a serem desdobradas”, esclareceu.

Para além da apresentação fundamentada e atual, a Coordenação de Evangelização disponibilizou um sharepoint com materiais de apoio às atividades e ações que serão realizadas em 2019, pelas unidades socioeducacionais da Província. De acordo com o coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Henrique Soares, a Campanha da Fraternidade 2019 se propõe a ser para os Irmãos, pastolaristas e professores um apelo identitário e uma tarefa educativa.

Para finalizar, Ana Paula dá dicas – o que ela chama de ponta pé inicial, de como falar sobre Políticas Públicas, para estudantes maristas: notícias de jornais podem ser transformadas em poesias; cinedebates podem gerar produções teatrais; promoção de fóruns para avaliação dos temas; pesquisas de opinião sobre a realidade local, e grêmios estudantis e comissões das juventudes. A Campanha da Fraternidade 2019 está lançada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar