A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) nomeia, em novembro de 2018, os novos membros do Comitê de Proteção, que estarão à frente da implementação da Política Institucional de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes, assim como atuarão no acompanhamento dos casos de violação de direitos nas unidades socioeducacionais, no triênio 2019-2021.

A partir de agora, integram o grupo de trabalho, o Ir. Carlos Henrique da Silva, coordenador do Comitê e diretor do Colégio Marista Patamares, de Salvador (BA); Ir. Edvaldo Ferreira de Lima, gestor da Coordenação de Solidariedade; Clemilson Graciano e Nayraline Oliveira, analistas sociais na Coordenação de Solidariedade; e Irene Elias Simões, gerente da Assessoria de Comunicação Organizacional (Ascom).

O anúncio dos novos nomes foi realizado, na última terça-feira (6), durante a reunião de encerramento dos trabalhos de 2018 do Comitê de Proteção. Na ocasião, o grupo elaborou, também, o plano de ação de 2019, e fez a avaliação do trabalho desenvolvido nos últimos três anos. “Chegar ao final do triênio e olhar para a caminhada que fizemos na Província Marista Brasil Centro Norte, nos dá muita alegria e esperança, porque percebemos que conseguimos colocar em prática quase a totalidade das ações que previmos no planejamento para triênio, respondendo aos apelos do Instituto, de tornar nossas unidades em espaços seguros para nossas crianças e adolescentes. Agradecemos, a todas as unidades socioeducacionais, aos gestores e Irmãos pela acolhida à temática da proteção integral nos locais onde estivemos presentes e também nas formações por videoconferência. Graças a essa parceria avançamos muito neste tema que nos é tão caro”, declarou Ir. Carlos Henrique.

Dentre as ações previstas para o próximo ano, estão a continuidade das formações continuadas sobre a Política, durante as Jornadas Pastorais Pedagógicas, além da atuação mais direta com as famílias e estudantes; a interlocução com o Brasil Marista, em vista da implantação de diretrizes nacionais de proteção integral, direcionadas a todas as Províncias; e a aproximação das redes de proteção locais para fortalecer o trabalho institucional de proteção integral de crianças e adolescentes.

O canal de comunicação oficial para realizar denúncias ou fazer contato com os membros do Comitê de Proteção é o e-mail comitedeprotecao@marista.edu.br