Equipe Rede de Escolas da Região América Sul – Foto: divulgação

Entre os dias 29 a 31 de outubro, ocorreu a quarta reunião da equipe da Rede de Escolas da Região América Sul, na cidade de Buenos Aires, Argentina. A partir dos apontamentos feitos na segunda assembleia da Região, ocorrida no mês de agosto de 2018, em Porto Alegre (RS), a equipe retomou o plano de ação e deu sequência à estratégia de continuar oferecendo experiências de intercâmbio e, ao mesmo tempo, avançar na busca de outras oportunidades para as escolas da Região, em vista da elaboração do planejamento estratégico.

Assim como as reuniões anteriores, essa também foi uma oportunidade para conhecer as boas práticas educativas e o modelo organizacional da Província. Sob a liderança da coordenadora de Educação, Inés May, numa visita ao Colégio Nossa Senhora de Luján, a equipe pode conhecer os projetos de Educação, Solidariedade e Pastoral, da Província Marista Cruz del Sur, sobretudo os da Argentina.

Dentre as entregas feitas na reunião, destaca-se a estruturação do projeto Vivência de Diretores e Intercâmbio de Alunos. Os  projetos, com formatos e metodologias diferentes, serão divulgados no início de 2019. O objetivo principal é oportunizar experiências formativas para estudantes, diretores e gestores da Rede de Escolas da Região. Mediante a condução do Ir. Vanderlei Siqueira e de Ricardo Marins, a equipe iniciou o estudo referente à organização em rede. Esse tema será aprofundado na próxima reunião, que ficou agendada para os dias 21 a 23 de março de 2019, em Porto Alegre (RS).

Para Deysiane Pontes, representante da Província Marista Brasil Centro-Norte, em cada novo percurso, ao se falar de rede de escolas, confirmam-se as primeiras impressões e expectativas do compartilhamento de informações e experiências que possam ajudar na melhoria dos processos de cada País ou Província. “Na mesma direção, estima-se o fortalecimento das Províncias e da Região, aumentando o impacto da missão educativa Marista. Quando aos cuidados, insiste-se no respeito à pluralidade, para que o processo seja colaborativo e se preserve a essência do Carisma Marista”, declarou Deysiane.

Equipe da Rede de Escolas da Região América Sul – Alessandra Hovorusko, Deysiane Pontes, Ernesto Reyes, Inés May, Ir. Claudiano Tiecher, Ir. Juan Manuel López, Ir. Lúcio Gomes, Ir. Vanderlei Siqueira, Luciano Centenaro, Nevil Leguizamon, Pilar Cagiao e Ricardo Mariz.