No início deste mês (3), teve início a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, mais conhecido como Sínodo da Juventude, pois traz, pela primeira vez em sua política, um tema voltado aos jovens: os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O evento, que acontece em Roma, na cidade do Vaticano, e se estende até o dia 28 de outubro, está estruturado em três partes – reconhecer, interpretar e escolher, que pretendem, juntas, oferecer as chaves da leitura da realidade juvenil, baseando-se em diferentes fontes, dentre as quais um questionário online, que reuniu as respostas de mais de 100 mil jovens, por todo o mundo.

Em consonância com este momento, a Província Marista Brasil Centro-Norte, por meio da Coordenação de Evangelização, enviou às unidades socioeducacionais da Província subsídiospara uma proposta de celebração e vivência da espiritualidade, durante este importante evento para os Maristas, que é o Sínodo dos Jovens. A ideia é que estes materiais sirvam para ações que poderão ser realizadas nos diferentes grupos, conduzindo a comunidade educativa a se unir à Igreja em oração.

Além do roteiro celebrativo enviado, a Coordenação de Evangelização sugere o acompanhamento diário do site https://jovensconectados.org.br/sinodo/, que traz as últimas notícias sinodais, apresenta os participantes brasileiros e os bispos do mundo inteiro, que estarão presentes no evento. Segundo o coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Soares, o Sínodo dos Jovens é um momento grandioso para a Igreja e para a juventude do mundo inteiro. “Esta é uma ocasião de convergência da escuta dos jovens pela Igreja, e, nós, Maristas, não podemos ficar de fora deste evento. Para além do aspecto celebrativo e da sintonia, nossas comunidades educativas devem assumir um compromisso com as causas juvenis. O que os jovens estão gritando e não somos capazes de ouvir?”, questionou Ir. Paulo.

Sete palavras – o documento da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos selecionou sete palavras-chaves para o Sínodo da Juventude, que pretende afirmar que tudo se articula em sete palavras: escuta, acompanhamento, conversão, discernimento, desafios, vocação e santidade. Com este combo de vocábulos, a Igreja deseja saber o que os jovens querem nos dias de hoje, e, principalmente, o que esperam das instituições canônicas.  (com informações do grupo Jovens Conectados)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar