O 1º Intercâmbio Marista de Fé, Arte, Cultura e Esportes vai começar! Entre os dias 1º e 4 de novembro, no Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG), se reunirão 520 estudantes e 150 colaboradores, de 10 unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte, para quatro dias de intensas atividades e socialização. O objetivo do Intercâmbio Marista é despertar um processo global de formação a partir dos elementos fé, arte, cultura e esporte, garantindo o acesso ao conhecimento, a partir da vivência na prática.

Para tanto, alunos das unidades mineiras Dom Silvério, Colégio Marista de Varginha, Colégio Marista Patos de Minas, Colégio Marista Diocesano, de Uberaba e Colégio Marista São José – Montes Claros; das unidades cariocas, Colégio Marista São José – Tijuca e São José – Barra, ambos do Rio de Janeiro; do Colégio Marista de Palmas (TO), do Colégio Marista de Colatina (ES), e o do Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga (DF), estarão reunidos, no Colégio Marista Dom Silvério, para participar de atividades esportivas, culturais e de pastoral.

Dentre as modalidades esportivas, haverá handebol masculino e feminino, voleibol feminino e futsal masculino; nas atividades culturais, dança e teatro, e, quanto ao quesito pastoral, o Projeto de Voluntariado Mão na Massa, que irá auxiliar uma creche, na periferia de Belo Horizonte, no que se refere à pintura das salas e ao grafite nas dependências do espaço. Quanto às premiações, os estudantes, do ensino fundamental II, serão laureados nas respectivas categorias, além de ser escolhido um estudante/atleta destaque em cada atividade.

De acordo com a analista Educacional, Lúcia Regina de Souza, da Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, a arte, a fé, a cultura e o esporte tem a capacidade de transformar o jovem. “A arte e o esporte não levam em conta etnia, religião, ideologia. O importante é a capacidade que se tem de superar os próprios limites, dando à vida um precioso significado”, enfatizou a analista.