O Encontro Vitalizar 2018, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), dobrou o número de participantes neste ano: 12 jovens vocacionados irão aprofundar o discernimento vocacional, entre os dias 17 e 21 de outubro, na Comunidade Marista de Maraponga (Postulado), em Fortaleza (CE), em sinal de suas opções vocacionais pela vida religiosa marista.
Promovido pela Coordenação de Animação Vocacional, do Setor de Vida Consagrada e Laicato, o Vitalizar tem por objetivo esclarecer ao jovem como se dá o processo de formação marista, quais os requisitos para ser Irmão, além de confirmar a opção feita durante o tempo de acompanhamento, aprofundando os elementos específicos para o ingresso na Congregação.
O caminho desses 12 jovens, até aqui, passou pelas etapas Despertar e Discernir, onde vivenciaram experiências vocacionais, encontros nos Núcleos de Animação Vocacional (NAV´s), encontros microrregionais e, por último, a participação no Retiro de Opção de Vida (REMOV), em julho deste ano.
No Vitalizar 2018, os participantes serão acompanhados pelos psicólogos, Irmãos Alexandre Lôbo e Iranilson Lima, que irão ajudá-los na percepção do autoconhecimento, por meio de testes específicos. Na programação do encontro, também haverá palestras sobre formação marista e projeto de vida, atividades pastorais nas comunidades com os formandos, além da partilha com os postulantes.
De acordo com o Ir. Márcio Henrique da Costa, coordenador da Animação Vocacional, o encontro é importante pois é a fase que antecede a entrada no pré-postulantado, isto é, a primeira etapa da formação para ser Irmão marista. “Depois do Vitalizar, as orientações são muito práticas, pois os jovens voltam para a casa com o objetivo de se preparar para entrar na casa de formação, em Vila Velha (ES), no final de janeiro de 2019, para vivenciar a experiência de formação”, esclareceu o Irmão.
Quem são os jovens vocacionados? Antônio Agostinho Bezerra, Idevam Costa, e Tiago de Sousa, todos do Maranhão; os pernambucanos Celiano Brito e Hiury Haffid Brito; Ivan Florentino, do Espírito Santo; Felipe Teixeira, da Bahia; o mineiro Jean Antônio Ribeiro; Leandro Vitor Costa, do Piauí; os cearenses Levy Braga, e Dennir Robson de Sousa; e, por fim, Ranielle Lopes da Silva, do Rio Grande do Norte.