Um grupo de Irmãos, leigos e leigas reunido para discutir temas determinados e de interesse comum. A Assembleia Provincial, que será realizada de 7 a 10 de dezembro, em Mendes, no Rio de Janeiro, dá vida à esta definição ao congregar os participantes com os objetivos de analisar, interpretar, avaliar e celebrar a caminhada provincial, no triênio 2016-2018, refletir sobre as necessidades e os caminhos possíveis para dinamizar a vida da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) e propor caminhos, estratégias e opções que o Capítulo Provincial transformará em prioridades para o próximo triênio.

Logo depois da Assembleia Provincial, os Irmãos continuam reunidos para o Capítulo Provincial, agendado para ocorrer de 11 a 14 de dezembro, quando terá a cerimônia de posse do provincial, Ir. Ataide José de Lima, e serão definidas as prioridades do próximo triênio 2019-2021. Tanto a Assembleia, quanto o Capítulo, terão como tema Nossa Fraternidade é Farol de Esperança, e lema Vocês são a luz do mundo (MT, 4,14). “A comissão preparatória da Assembleia e Capítulo Provinciais elaborou a programação, que traz momentos celebrativos, trabalhos em grupo, missa dos jubilares e de votos dos Irmãos, plenárias e tempo de convívio”, explicou o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato (SVCL), da PMBCN, Ir. José Augusto Júnior.

A Comissão Preparatória dos eventos, formada pelo Ir. José Augusto Júnior (diretor do SVCL), Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz (vice-presidente da UBEE/UNBEC), Ir. Adalberto Batista do Amaral (vice-provincial) e Ir. Renato Augusto da Silva (Ecônomo), preparam a acolhida para os cerca de 80 participantes, com a abertura oficial da Assembleia Provincial, no dia 7 de dezembro, pela manhã. Neste primeiro dia, haverá o discurso de abertura, com o provincial Ir. Ataide José de Lima, explicação da metodologia de trabalho e a integração dos participantes.

“A Assembleia Provincial seguirá o método ver, julgar e agir, já consolidado pela Igreja na América Latina, e convidará os participantes a refletirem, debaterem e proporem caminhos para a vitalidade da missão marista na Província”, destacou Ir. Júnior. Ao término da Assembleia Provincial, os Irmãos e leigos farão peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida¸ em São Paulo, para agradecer o caminho percorrido.

O Capítulo Provincial será aberto no dia 11 de dezembro, e terminará em 14/12. Durante esses dias, os 26 Irmãos da Província eleitos capitulares darão prosseguimento aos discernimentos dos temas que resultaram da Assembleia Provincial e elegerão as prioridades para o próximo triênio e elegerão os conselheiros provinciais.

No próximo dia 8 de outubro entrará no ar o hotsite da Assembleia e Capítulo Provinciais (www.marista.edu.br/assembleiaecapitulo). Acompanhe as novidades, por meio das notícias, vídeos e imagens que serão publicadas neste espaço, além das informações institucionais sobre o tema.

Saiba mais

Segundo as Constituições e Estatutos do Instituto Marista, a Assembleia Provincial é uma reunião aberta a todos os Irmãos, para favorecer contatos entre si e entre as comunidades, e suscitar o interesse de todos pelo exame dos assuntos importantes que dizem respeito à Província. Essa Assembleia, que é consultiva, não substitui o Capítulo Provincial.

De acordo, ainda, com as Constituições e Estatutos do Instituto Marista, o Capítulo Provincial é uma assembleia representativa de toda Província. Exprime a participação de todos os Irmãos e seu governo. Deve reunir-se por ocasião da posse do Irmão Provincial. É convocado e presidido pelo Irmão Provincial (C.E 151).

A Assembleia e Capítulo Provinciais ocorrem a cada três anos, sempre na mudança de governo, quando se inicia um novo triênio na Província Marista Brasil Centro-Norte.