Cristiane e seus alunos – Foto: arquivo pessoal

Meu nome é Cristiane Italmar Pifano de Moura, natural de Recife (PE), casada e mãe de duas filhas. Estudei no Colégio Marista Recife e, como aluna, sempre participei de encontros de formação, retiros, jogos internos e, em tudo o que era oferecido, eu tentava me engajar.

Fui concluinte em 89 e, em 1992, voltei para o Colégio como professora, iniciando minha vida profissional, na qual estou há 26 anos. Em 1995, fui chamada para trabalhar no Colégio Marista São Luis, onde estou até a presente data.

Sentir-me acolhida, perceber a presença de Maria entre nós, conhecer a proposta de Marcelino Champagnat me fez perceber e entender como é grandiosa a arte de educar e, como Educadores Maristas, podemos realizar intervenções significativas na vida de crianças, adolescentes e jovens, incentivando-os a serem agentes da sua história e propagadores do bem. Levá-los, também, a refletir além do conhecimento científico e acadêmico, preparando-os para uma vida cristã e mais humana, sensível às necessidades do próximo.

O início de tudo

Acredito que minha História Marista tenha se iniciado pela grande admiração e respeito ao meu pai, Gentil Tiago, professor de Inglês e pedagogo, que saiu do interior de Pernambuco aos 15 anos, aceitando o convite de um Irmão Marista que ali chegara. Veio para o Recife, indo para Apipucos (antiga Casa Provincial – Província Brasil Norte).

Por meio dele, fui apresentada a Maria. Ele conservava uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que comprou ainda no seminário. O mês de maio era vivenciado diariamente, rezando o terço, e essa imagem de Nossa Senhora também era levada pelos vizinhos em romaria. Nossas refeições eram sempre abençoadas em latim. Ele nos ensinou que a mesa é um lugar sagrado. Sua serenidade e fé, herdadas da vida consagrada, conduziu-nos sempre pelo caminho do amor a Deus.

Sinto-me honrada, ao longo desses 26 anos de educadora, por ter acompanhado tantos jovens e, com eles, ter vivido e aprendido a ser Marista. Como educadora Marista, sinto-me na obrigação de levar Jesus Cristo a tantos adolescentes que nos pedem, diariamente, um olhar com afeto, um olhar Mariano; a atenção que lhes damos pode ser decisiva em suas histórias de vida.

Leiga Marista

Hoje, participando do Grupo de Leigos Marista São Luís, sinto-me no dever de propagar o legado do nosso fundador, deixando fincado o carisma que banha toda sua obra e garantindo a perpetuação da realização do sonho de Champagnat para as futuras gerações.

Como Leiga Marista, sinto que tenho muito a realizar, batalhas a serem travadas, desafios a serem vencidos. Diante das diversas situações enfrentadas por essa geração, vejo-me na condição de intervir e buscar em Deus a possibilidade da construção de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor, levando sempre comigo o slogan ex-aluna sim, ex-marista nunca.

—–

Cristiane Pifano

Colégio Marista São Luís (Recife / PE)

Acesse todos os depoimentos

 

2 Comments
  1. Conceição Moura

    Conhecer o carisma nos compromete a compartilhar . Cristiane Pifano é um exemplo de partilha.

  2. Izabela

    Parabéns Cris!!!!!!!
    Que Deus te abençoe, e que Champagnat continue sendo inspiração em tua vida e a Boa Mãe te dando suporte e cuidado. Bjão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar