As comemorações dos 200 anos de existência do Instituto Marista agora estão eternizadas no livro Memórias do Bicentenário, que foi lançado, nesta quarta-feira (15), Dia do Marista, pelas províncias que compõem o Brasil Marista – Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS – Grupo Marista) e Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA – Rede Marista), além da União Marista do Brasil.

A publicação rememora as iniciativas, ações e atividades desenvolvidas pelo Brasil Marista durante os três anos preparatórios (2014-2017), que antecederam o bicentenário do Instituto Marista, celebrado em 2 de janeiro de 2017, representados por espaços e acontecimentos significativos da história da Instituição – Montagne, Fourvière e La Valla.

O livro Memórias do Bicentenário, produzido pelo GT do Bicentenário, traz nove eixos temáticos, exemplificados por imagens e textos, tais como Arte e cultura, Campanhas, Espiritualidade e Celebrações, Formações e Encontros, Patrimônio e História, Peregrinações e Vivências nas Unidades.

Na publicação, ainda é possível encontrar símbolos e depoimentos, metodologia, objetivos e público-alvo, além da proposta da identidade visual do material, que, juntamente com os eixos temáticos, compõem o documento alusivo ao triênio celebrativo dos 200 anos do Instituto Marista.

Para o superior-provincial, da Província Marista Brasil Centro-Norte, Ir. Ataide José de Lima, o lançamento do livro é um gesto de reconhecimento sobre algo significativo, que estará disponível para as futuras gerações. “Nada mais justo e assertivo do que eternizar o triênio com esta publicação. Estes três anos, que culminaram com a grande festa do bicentenário, foram marcados por inúmeras atividades que se transformaram em possibilidades de reflexão, revisão, atualização e compromisso com o sonho de São Marcelino Champagnat”, declarou.

O livro Memórias do Bicentenário está disponível nas versões impressa digital. A versão digital pode ser acessada pelo site Vida Marista, na opção Publicações. Acesse e conheça as ações do Brasil Marista que celebraram os 200 anos de história do Instituto, nos anos de 2014 a 2017. Boa leitura!