A Cartilha virtual Direitos Humanos no Cotidiano Marista – um compromisso da missão foi lançada esta semana pela União Marista do Brasil (UMBRASIL), com o propósito de ser um documento prático para balizar o entendimento e a propagação do tema pelas unidades socioeducacionais do Brasil Marista.
Produzido pela UMBRASIL, com a participação das Províncias Marista Brasil Centro-Norte, Brasil Centro-Sul e Marista Brasil Sul-Amazônia, o título é fruto do trabalho do Grupo de Referência em Direitos Humanos, da UMBRASIL, do qual a Província faz parte, e foi escrito a partir do documento Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens: diretrizes para o Brasil Marista.
A Cartilha, voltada para toda a comunidade educativa – sobretudo, para o trabalho prático dos professores, gestores e colaboradores, na interface com os estudantes, traz informações, procedimentos, normas e diretrizes relacionados ao tema, em uma linguagem didática e acessível.
É possível encontrar no documento – dividido em seis capítulos – conceitos técnicos, normas pertinentes à legislação brasileira, eixos orientadores sobre os direitos das crianças, adolescentes e jovens, dicas de como trabalhar estas questões no cotidiano marista, e sugestões de temas para se trabalhar o assunto nos espaços pedagógicos.
Para o analista Clemilson Graciano, da Coordenação de Solidariedade, da Superintendência de Missão, o lançamento da Cartilha ratifica o compromisso e a firme determinação da Instituição Marista em responder às demandas referentes à efetivação dos Direitos Humanos, em especial de crianças, adolescentes e jovens. “Numa sociedade marcada por tantas violações de direitos, sobretudo de crianças, adolescentes e jovens é de suma importância a construção de referenciais que estimulem o debate e que orientem as nossas práticas educativas”, declarou o analista.
Clique aqui para acessar a Cartilha, e colocar em prática os direitos humanos no cotidiano marista!