Em sua 8ª edição, a Jornada Vocacional da Família Marista está sendo realizada em Rondolândia (MT), desde o dia 15 de julho, e conta com um público estimado de 45 pessoas, entre padres, Irmãos e Irmãs, bem como leigos e leigas maristas. Com o tema Levanta-te e vai (At. 22,10), inspirado no livro dos Atos dos Apóstolos, a Jornada, que se estende até o dia 22, se realiza na região onde as Irmãs Maristas tem casa de missão, e o evento tem como objetivo principal ser espaço para evangelização e trabalho vocacional com a juventude. Trata-se de uma semana missionária de cunho vocacional.
Pela Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), quatro são os nossos representantes: Ir. Leonardo Stoch, do Juniorato Champagnat, em Belo Horizonte (MG); Ir. José Rogério da Silva, da Comunidade Marista de Silvânia (GO); Ricardo Souza, agente vocacional, do projeto Conexão Marista, do Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG); e a jovem Ana Clara Nunes, ex-aluna do Colégio Marista Diocesano, de Uberaba (MG).
Os representantes da Província, bem como todos os integrantes da Jornada, participam de palestras, encontros com a juventude, oficinas, visitas aos colégios e às casas de família, momentos de fraternidade, animação vocacional e visitas aos enfermos. Para além da programação diária, a Jornada procura fortalecer o vínculo entre padres, Irmãos e Irmãs; evangelizar, de acordo com a realidade local; e promover a interação entre os membros da Família Marista.
De acordo com o Ir. Leonardo Stoch, a Jornada Vocacional da Família Marista “é o momento ideal para que os jovens, que estão sendo acompanhados vocacionalmente, possam ter uma experiência concreta da riqueza da espiritualidade Marista, e da missão, para além do nosso mundo”.
A Jornada Vocacional termina no domingo (22), mas muitos serão as sementes plantadas neste evento, principalmente aos jovens, que, ao receberem a vocação, precisam discernir e criar uma consciência não somente social e cultural, em vista do bem comum, mas ter uma consciência planetária, que envolva todas as teias de relações – para a transformação do nosso cotidiano.