Ir. Natalino de Souza, secretário-executivo da Região, em momento de boas-vindas aos participantes – Foto: Província Marista Brasil Sul-Amazônia

A 3ª Assembleia Geral da Região América Sul, realizada em Porto Alegre (RS), entre os dias 3 e 6 de julho, trouxe encaminhamentos e definições para a Região. Ficou definido que as assembleias da Região América Sul acontecerão de dois em dois anos, intercalando-se entre as cinco Províncias. Desta forma, a próxima a sediar o encontro será a Província Santa María de los Andes, responsável pela atuação no Chile, Peru e Bolívia. Também foi acordado que os próximos passos para a Região consistem em seu desenvolvimento cada vez mais fortalecido, a partir da consolidação dos grupos e iniciativas estratégicas. Durante o encontro, foram discutidas diversas pautas, e a principal temática abordada foi a necessidade de fortalecer a identidade da Região América Sul a partir dos diferentes idiomas e traços culturais e, desta maneira, encontrar caminhos para evoluir e perpetuar o carisma marista.

Entre os convidados, esteve presente o Ir. Luis Carlos Gutiérrez, vigário-geral do Instituto Marista, que contribuiu para as discussões da Assembleia por meio de uma perspectiva mais global, reconhecendo que a Região América Sul é muito diversa e fortalece a missão em todo o mundo. Já o Ir. José Sanchez Bravo, da Região Arco Norte, destacou a oportunidade que o encontro proporciona para compartilhar múltiplas vivências entre Províncias e Regiões. “É um projeto no qual temos que estar reunidos para pensar juntos. Refletir sobre como cada um de nós pode comprometer-se um pouco mais, não apenas com sua pequena obra ou com a sua Província, mas com todo o mundo marista”, declarou.

Além disso, a Assembleia foi um momento em que as cinco Províncias partilharam do sentimento de regionalização, refletindo e analisando possíveis medidas que fortaleçam os valores maristas na Região América Sul. O Ir. Natalino de Souza, secretário-executivo da Região, destacou o diálogo que ela tem com o mundo. “A Região América Sul oferece a oportunidade de cruzar esses limites de fato e entender que não somos Irmãos de uma parte do mundo, mas para mundo inteiro”, afirmou.

*com informações da Província Marista Brasil Sul-Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar