Crédito: arquivo pessoal

Na próxima semana, dia 28 de julho, em Carrancas (MG), durante a Missão Vocacional, o Ir. Fabrício Alves da Cruz professará os seus votos perpétuos, e se tornará membro efetivo do Instituto Marista. A celebração de sua consagração definitiva ocorrerá na Matriz Nossa Senhora da Conceição, às 19h, e contará com a presença do superior-provincial, da Província Marista Brasil Centro-Norte, Ir. Ataide José de Lima, além de 23 missionários que participarão da missão.

O Ir. Fabrício Alves, que atualmente é o superior da Comunidade Marista de Maraponga (Postulado), de Fortaleza (CE), teve o primeiro contato com a congregação Marista entre os anos de 1997 e 1998, e, de lá pra cá, a sua trajetória foi marcada pela atuação em comunidades Maristas e em colégios. Ficou três anos no Juniorato Champagnat, em Belo Horizonte (BH), e, em 2014, ingressou na Comunidade Marista de Surubim (PE), onde atuou como coordenador de Pastoral. Trabalhou na Escola Marista Sagrado Coração, de Fortaleza (CE), na qual também desempenhou função na Coordenação de Pastoral.

Natural de Carrancas, município mineiro, Ir. Fabrício Alves foi criado pelos avós, Ernestino Alves da Cruz e Maria Alves Ribeiro, que estarão presentes na celebração de seus votos perpétuos. Possui bacharelado em Teologia, pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), e, em breve, deve terminar a graduação em Pedagogia. Concluiu, em 2016, o curso sobre Animação Vocacional, em Roma, e, em 2017, realizou o curso de preparação para os votos perpétuos em Cochabamba, na Bolívia.

Há poucos dias de se tornar membro efetivo no Instituto Marista, o Ir. Fabrício Alves diz que a motivação para se tornar Irmão Marista partiu do desejo de ajudar outras pessoas. “Sempre tive vontade de ajudar os outros, mas não sabia como fazer, até o dia em que conheci a Instituição, e vi que, por meio dela, poderia chegar aos mais necessitados”, declarou. E sobre professar os votos perpétuos, o Irmão é enfático: “é algo muito importante para mim, pois é a confirmação do discernimento vocacional em poder continuar realizando a missão, como legado deixado por São Marcelino Champagnat; só tenho a agradecer”.