Ao todo, 27 jovens vocacionados participarão das duas edições do Retiro Marista de Opção de Vida (REMOV), que serão realizadas, neste mês de julho, em Fortaleza (CE) e em Belo Horizonte (MG), promovidas pela Coordenação de Animação Vocacional, do Setor de Vida Consagrada e Laicato. A edição Nordeste já está sendo realizada, e reuniu 15 jovens no Espaço Champagnat, em Abreulândia (CE), desde o dia 10 de julho, para um momento de discernimento do itinerário vocacional e da escolha do projeto de vida. Em Fortaleza, estes jovens, que ficam no Retiro até hoje (13), contam com o apoio de quatro Irmãos Maristas, que os auxiliam na opção do projeto de vida.

Na edição Sudeste, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de julho, no Juniorato Champagnat, em Belo Horizonte, os 12 participantes também contarão com as orientações dos Irmãos Maristas, e poderão escolher qual opção de caminho querem seguir. No discernimento vocacional, alguns jovens escolhem ser Irmãos, outros optam pelo sacerdócio, alguns, pelo matrimônio, e, tem aqueles que optam pela vida religiosa marista ou em vivê-las em outras congregações.

De acordo com o coordenador da Animação Vocacional, Ir. Márcio Henrique da Costa, que participará das duas edições, o REMOV, que acontece anualmente, é um “processo” no qual os jovens revisitam o Projeto de Vida realizado anteriormente, e realizam a opção vocacional. “No Retiro, os jovens passam por acompanhamento espiritual e motivações constantes, para momentos pessoais de oração. É por meio da oração, da relação de intimidade com Deus, que vem a resposta ao chamado vocacional”.

O Retiro Marista de Opção de Vida faz parte do Itinerário Vocacional, que contempla quatro momentos: despertar, discernir, cultivar e acompanhar. O REMOV é a culminância do discernir, quando os jovens realizam a opção vocacional, e, em seguida, passam para o programa Vitalizar, para cultivar a opção escolhida. Este encontro acontecerá em Vila Velha (ES), entre os dias 1º e 4 de novembro. Vamos acompanhar!