No próximo mês, de 12 a 19 de agosto, a Província Marista Brasil Centro-Norte promoverá a Semana Vocacional Marista 2018, com o tema Juventudes: vocação e missão no mundo, que traz uma provocação, em torno do versículo “Nos vos conformeis com este mundo, mas transformai-o” (Rm 12,2). Em comunhão com a Igreja, a Semana Vocacional pretende ser um espaço de reflexão em torno da vocação e missão das juventudes, com relação à vida e coerente com o chamado de Deus.

Para abrir a Semana Vocacional deste ano, o Setor de Vida Consagrada e Laicato, por meio da Coordenação da Animação Vocacional, realizará uma videoconferência de formação com os Irmãos, em 3 de agosto, às 15h.

Durante a formação, serão apresentados o texto-base, com a contextualização das juventudes e as suas várias nuances; o discernimento vocacional, para que os jovens sejam capazes de criar uma consciência não somente social e cultural em vista do bem comum, para a transformação de nosso cotidiano, mas ter uma consciência planetária que envolva todas as teias de relações; a não conformidade com “este” mundo, e a possibilidade de transformá-lo; as dimensões práticas, levando em consideração alguns tópicos do documentário Ética e Ecologia – desafios para o século XXI; além da inspiração marista, que contextualiza a proposta da temática com as diretrizes maristas.

Tradicionalmente, o mês de agosto é conhecido como o Mês Vocacional, tempo propício para trabalhar, despertar e acompanhar todas as comunidades a se preocuparem de modo especial com as vocações consagradas. É também um tempo para as equipes de Pastoral ajudar a juventude a encontrar o caminho, pois Deus proporciona os meios necessários para que isso aconteça de forma segura e serena. Daí a necessidade de uma Pastoral Vocacional iluminada, preparada, presente na vida de cada um, capaz de iluminar, discernir, encorajar e estimular.

O tema da Semana Pastoral Marista 2018 mostra que os jovens não são meros expectadores da sociedade, mas sim, os atores principais, por isso a transformação passa por eles e os transcendem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar