Com o objetivo de monitorar e melhorar a performance do Plano Estratégico, a Província Marista Brasil Centro-Norte está implantando um Sistema de Gestão. Para isso, convidou gestores e colaboradores do Escritório Central e do Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga (DF), para participar de formação, no dia 28 de junho, sobre a ferramenta que dará suporte aos processos decisórios de gestão e ao acompanhamento dos objetivos definidos.
O Sistema, que está em implantação, foi desenvolvido para proporcionar soluções flexíveis para a gestão estratégica de organizações. Ao ser utilizado por gestores e colaboradores da Província, possibilitará acompanhar os objetivos, projetos, ações, estratégias, além de facilitar o controle e análises sobre diferentes pontos de vista. “A importância deste processo é o alinhamento do Escritório Central com o momento vivido pela Instituição, de implantação dos planos estratégicos das unidades e da revisão dos Planos das mantenedoras e da Província. Esperamos a preparação dos comitês estratégicos locais para liderar o momento de implantação dos planos, com suporte da ferramenta, para o alinhamento dos indicadores, metas e resultados elaborados”, afirmou o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner Cruz.
De acordo com Ignácio D’Andrea, consultor da empresa desenvolvedora do software, se bem utilizado, o sistema oferece oportunidades complementares e orienta os pontos que necessitam de maior atenção da instituição. ”O uso de uma plataforma de sistemas está diretamente ligado à performance do trabalho, ao resultado obtido e à análise destas informações. A realidade em ter todas as informações institucionais, das unidades, processos e projetos em um único ambiente torna mais curto o caminho da governança, fazendo com que o tempo maior seja utilizado na tomada de decisão, avaliação e planejamento da Província”, declarou o consultor.
Nas próximas semanas, gestores e colaboradores de um grupo piloto de unidades socioeducacionais participarão de formação sobre o Sistema, a fim de, juntamente com o Escritório Central, criarem sinergia no acompanhamento e realização do Plano Estratégico, tendo em vista atingir os objetivos definidos para o horizonte de 2023.