Nesta semana, entre os dias 26 e 28 de junho, ocorreu em Curitiba (PR), a Reunião Ampliada do Comitê de Vida Consagrada e Laicato, que reuniu representantes das três Províncias brasileiras e da União Marista do Brasil (UMBRASIL), com o objetivo de compartilhar processos e boas práticas das Províncias do Brasil Marista, nas questões referentes à gestão administrativa e econômico-financeira das Comunidades Canônicas e das Casas de Idosos.
Na metodologia da reunião, houve um levantamento de dados, por parte das Províncias, por meio de instrumento previamente enviado, partilha de informações e experiências, compilação e sistematização de boas práticas, que irão compor um marco referencial para a área, em todas as unidades administrativas participantes. No primeiro dia, a operadora de saúde, JLT, parceira da UMBRASIL, conduziu a reflexão sobre Senioridade: qualidade de vida nas Comunidades Maristas.
Este mini fórum, pela primeira vez realizado, também foi importante para reunir Irmãos, leigos e leigas, que cuidam da gestão das comunidades canônicas, em torno de uma pauta proposta no XXII Capítulo Geral, que é a de cuidar da “vida” dos Irmãos, e aprofundar a reflexão sobre o uso evangélico dos bens.
Para o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, da Província Marista Brasil Centro-Norte, Ir. José Augusto Júnior, o conteúdo discutido nesta Reunião será sistematizado pelos membros do Comitê, na elaboração de macro indicadores para o Brasil Marista, além de elencarem pontos estratégicos para gestão e organização das comunidades canônicas. “Temos avançado nos últimos anos na profissionalização dos processos de gestão administrativa das comunidades religiosas. Contudo, há sempre aspectos a melhorar e o mini fórum possibilitou-nos confrontar nossas práticas com as demais Províncias. Nesse sentido, retornamos com muito aprendizado e várias possibilidades de implementar novos processos em nossa Província”, declarou o gestor.