Comissão Local das Juventudes, do Colégio Marista de Colatina – Foto: Marista Colatina

Em menos de um ano da criação da 1ª Comissão Provincial das Juventudes, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), oito unidades socioeducacionais já se movimentaram e elegeram as suas Comissões Locais das Juventudes, para um mandato de três anos, compostas por adolescentes e jovens dos grupos pastorais-pedagógicos das unidades. O objetivo das Comissões Locais é acompanhar de perto a realidade de cada município, ser porta-voz dos estudantes e representar os anseios, sonhos e expectativas deste grupo.

O Colégio Marista de Colatina (ES); as unidades mineiras, Colégio Marista Diocesano, de Uberaba, e Colégio Marista Patos de Minas; Colégio Marista de Palmas (TO); Colégio Marista Patamares, de Salvador (BA); Escola Marista Champagnat de Teresina (PI); e as unidades cearenses, Escola Marista Sagrado Coração, de Fortaleza, e o Colégio Marista de Aracati, já estão com as equipes da Comissões Locais das Juventudes organizadas, trabalhando nos projetos já existentes, e planejando novas ações.

Na maioria das Comissões Locais há representantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM), o que mostra a sintonia marista no momento da formação destes Grupos, reafirmando o posicionamento marcante da Província quanto ao protagonismo dos adolescentes e jovens na construção de um futuro melhor.

Para a analista de Pastoral, da Coordenação de Evangelização, Nayraline Oliveira, a composição das Comissões Locais das Juventudes, em oito unidades, é um reflexo da criação da 1ª Comissão Provincial das Juventudes, realizada em 11 de agosto de 2017. “A Comissão Provincial gerou este movimento local, esta vontade de oferecer um espaço consultivo, propositivo, colaborativo e representativo nos locais onde os estudantes vivenciam as suas próprias histórias. Estas oito unidades já estão trabalhando em prol das causas das juventudes, elaborando políticas e estudando ações”, declarou.

A próxima unidade a eleger a sua Comissão Local das Juventudes será o Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG), que, em breve, contará com um grupo de adolescentes e jovens para representar as expressões e singularidades deste público, dialogando, juntamente, com uma composição de maior amplitude, que é a Comissão Provincial das Juventudes!