Equipe de Educação, da Região América Sul – Foto: Ir. Vanderlei Santos

Nesta semana, entre os dias 18 e 21 de junho, foi realizado, em Curitiba (PR), no Centro Marista Marcelino Champagnat, o terceiro encontro da Rede de Escolas da Região América Sul, que teve como objetivo revisar o Plano Estratégico, discutir novos projetos e atividades, além de apresentar os dados de cada Província participante: as províncias brasileiras, Marista Brasil Centro-Norte, Sul-Amazônia e Centro-Sul; Província Cruz del Sur e Província Santa Maria de los Andes.

O Encontro contou com a participação do secretário-executivo, da Região América Sul, Ir. Natalino de Souza, e de Rosângela Oliveira, da Rede do Economato, também da Região América Sul, que integrou ainda mais o grupo da Rede de Escolas a outros temas gerais da Região, e trouxe a experiência do Grupo do Economato para Rede de Escolas.

O primeiro dia do Encontro teve uma proposta mais estratégica, com a retomada do Plano Estratégico, e apresentação da agenda de trabalho e alinhamentos internos. No segundo dia, os participantes realizaram visitas ao Centro Educacional Marista Ecológica e ao Colégio Marista Anjo da Guarda, onde puderam conhecer os projetos Educação em Tempo Integral, Marista Idiomas e High School.

Nos últimos dias do Encontro, os representantes de cada Província foram apresentados a workshops para tratar, na prática, a revisão do Plano de Ação, e receberam o novo modelo de estrutura e governança, da Província Brasil Centro-Sul, do sistema acadêmico, gestão de resultados e por projetos.

Para Deysiane Pontes, representante da Província Brasil Centro-Norte, este Encontro traz muitos subsídios para a atuação educacional da Rede de Escolas da Região América Sul. “É uma troca de experiências, de processos, de atuações, de várias unidades e, também, de culturas, pois estamos trabalhando em conjunto com sete países. Estes Encontros nos permitem um intercâmbio de ideias e informações, que são valiosos na construção dos planos e projetos da Rede de Escolas”, declarou.

Ao final da reunião, os participantes definiram os próximos passos da Rede de Escolas e a avaliação dos processos. O próximo encontro está marcado para outubro, na Província Cruz del Sur. Sigamos acompanhando este grande projeto Marista!