A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), em parceria com a Cáritas Brasileira, participou do Projeto 10 Milhões de Estrelas, no qual, a Cáritas, por meio da venda de velas, fornece auxílio a instituições que atendem crianças, adolescentes e jovens. A PMBCN, através de suas unidades socioeducacionais, vendeu 5.395 velas, e um percentual do valor foi entregue à Província, para ser revertido em projetos pedagógicos, pastorais e sociais.

Com este montante, a Província abriu um edital para subsidiar pequenos projetos, que deveriam contemplar as seguintes linhas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, evangelização, meio-ambiente, trabalho, saúde, tecnologia e produção. Os projetos ganhadores – 3 no total – deverão iniciar as suas atividades neste mês, e finalizá-los em dezembro de 2018.

O resultado do edital trouxe dez projetos, apresentados por quatro unidades: Colégio Marista de Palmas (TO); Escola Marista Sagrado Coração, de Fortaleza (CE), Colégio Marista de Varginha (MG), Colégio Marista Nossa Senhora da Penha e Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha – ambas de Vila Velha (ES), e Colégio Marista Champagnat de Taguatinga (DF).

Os projetos apresentaram várias vertentes, dentro dos eixos temáticos propostos, e abordaram assuntos e temas, como: Círculo de Famílias, Rábio Tribus, Mostra de Iniciação Científica (MIC), pré-Enem Social, Líderes Sociais e Humanos, Partilha de Conhecimentos, MiniONU – tema: Violência, TV Web Marista – o que a Google não mostra, e Se cuida galera!

O resultado dos três projetos vencedores será divulgado em 27 de junho, e as unidades ganhadoras serão contempladas com valores de R$3.000,00 (uma proposta) e R$4.000,00 (duas propostas – R$2.000,00 para cada) para o custeio dos projetos. Para o Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização, “esta iniciativa beneficia pequenos projetos, voltados para o desenvolvimento educacional, pastoral, social, cultural e científico das unidades contempladas, além de promover a solidariedade em prol de ações sociais que beneficiam crianças, adolescentes e jovens”.