Aulão interdisciplinar, no Colégio Diocesano – Foto: Diocesano

Há crianças que nunca foram à escola e, muitas outras, não possuem nenhuma oportunidade de educação, seja de formação escolar ou de convívio familiar, tudo interrompido pela guerra. Um farol de esperança está, sem dúvida, na educação e no esporte. Atentos a esse drama mundial, as unidades da Província Marista Brasil Centro-Norte, como consequência da Campanha de Mobilização pela Causa dos Refugiados, promovem ações para sensibilizar e mobilizar o público marista.

O Colégio Marista Diocesano, de Uberaba (MG), promoveu um aulão interdisciplinar com o tema Os Refugiados, no qual envolveu as disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Artes. Durante quase duas horas de aula, os alunos do 9º ano, do ensino fundamental, e do 1º ano, do ensino médio, ficaram atentos aos professores que abordaram o assunto de acordo com cada matéria, mostrando que a temática perpassa por vários universos, além de despertar o humanitarismo e o cuidado com o próximo.

No Rio de Janeiro (RJ), o Colégio Marista São-José Tijuca reunirá, amanhã (16), pais, estudantes, professores e colaboradores da unidade para uma Copa do Mundo Solidária. Todos uniformizados, divididos em equipes, por faixa etária, entram em campo, às 9h30, nas dependências do Colégio, pela causa dos refugiados da guerra civil na Síria. Será um momento simbólico, de sensibilização, para não se esquecer, durante a Copa do Mundo, que há mais de 65 milhões de pessoas refugiados, no mundo.

Além da Copa do Mundo Solidária, o Colégio São-José Tijuca vai enviar aos Maristas na Síria uma camiseta da seleção brasileira e uma bola de futebol, como forma de lembrar que a Copa é a reunião das nações, em um clima de paz, harmonia e convívio entre as pessoas. “O esporte é uma linguagem fantástica, muito valorizada na educação Marista, que favorece o acolhimento, a presença, o cuidado, o conhecimento de si mesmo e do próximo, com a aceitação de diferenças e superação da violência”, finalizou a diretora do Colégio, Eveline Morelli.