Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas, serão a pauta do Encontro Interamericano de Adolescentes e Jovens, que começa hoje (8), com o objetivo de fortalecer o protagonismo dos adolescentes e jovens maristas quanto aos temas definidos pelos ODS. Promovido pela Fundação Marista de Solidariedade Internacional, e conduzido pela União Marista do Brasil, o Encontro acontecerá de maneira presencial e virtual nos três países participantes – Brasil, Chile e México.

No Brasil, as três Províncias participarão do Encontro, e a Província Marista Brasil Centro-Norte será representada por estudantes do Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga (DF), que, entre hoje e amanhã (9), estarão reunidos na sede da União Marista do Brasil (UMBRASIL), em Brasília (DF), juntamente com outros participantes, para conhecer, retroalimentar e validar a sistematização dos processos de trabalho dos ODS no continente, entre os anos de 2016-2018.

Os estudantes Jorge Machado (9º ano), Pedro Frutuoso e João Filipe Quermes (1º ano), Thiago Silva e Ana Carolina Santos (2º ano) e Isabela Cabral (3º ano), terão a oportunidade de dialogar sobre os atuais desafios que compõem a humanidade, compreendendo os 17 ODS, e tendo um papel de destaque, na comunidade e no mundo, no qual podem ser a voz, a percepção e a ação para muitos outros jovens.

Para o analista Social, da Coordenação de Solidariedade, Clemilson Graciano, que está à frente da ação, representando a Província, “este Encontro é oportuno para inserir os adolescentes e jovens em uma pauta internacional, mostrando que podemos contribuir no monitoramento das metas assumidas pelos países, pois está em jogo questões importantes para a sustentabilidade e para a vida do planeta”.

Os 17 ODS fazem parte dos objetivos globais dos países signatários da Agenda das Nações Unidas (ONU), e a intenção é cumpri-los até 2030. Por aqui, a ideia é fazer um compilado deste Encontro, e produzir um documento para registrar as ações que podem advir desta experiência tão significativa para os adolescentes e jovens maristas.

Para conhecer os 17 ODS, e acompanhar os desdobramentos e o cumprimento destes Objetivos, acesse: http://www.agenda2030.com.br/