Missa na Comunidade Pau Chapada (PI) – Foto: Escola Marista Teresina

O Província Informa anunciou, em sua edição 219, de 9 de fevereiro, a Missão Marista de Solidariedade 2018 (MMS), que trouxe o tema Globalizar a Esperança, e o lema A esperança tem duas filhas: a indignação e a coragem, para nortear as atividades e ações das unidades socioeducacionais, durante a prática da MMS. Desde então, as unidades já se movimentam para realizar esta experiência missionária que envolve toda a comunidade educativa. Têm unidades que já realizaram, outras estão em processo de realização e, outras tantas, já estão com as datas programadas para realiza-la.

A Escola Marista Champagnat, de Teresina (PI), já “globalizou a esperança” no município piauiense de Lagoa Alegre, entre os dias 31 de maio e 3 de junho, e contou com a participação de 55 missionários voluntários, entre Irmãos, alunos e ex-alunos, colaboradores, familiares e lideranças comunitárias. Na programação, houve visitas às casas de famílias, em diversas comunidades, animações e dinâmicas com grupos de jovens, noite cultural com o Arraial das Famílias, e a Santa Missa de agradecimento.

No município mineiro de Montes Claros e, pela terceira vez consecutiva, o Colégio Marista de Montes Claros realizou a MMS, entre 30 de maio e 3 de junho, em Grão Mongol (MG), com a participação expressiva dos alunos do ensino médio (84), ex-alunos, colaboradores e lideranças de comunidade. Na programação, visitas às casas das famílias, doentes e idosos, cinema itinerante, oficinas e celebrações.

Já o Colégio Marista Pio X, de João Pessoa (PB), promoveu a MMS, entre os dias 26 e 29 de abril, no município paraibano de Pilar, e contou com a participação dos alunos do 9º ano, do ensino fundamental, e do ensino médio, que realizaram visitas às famílias, oficinas para as comunidades, momentos culturais e celebrações. No Rio de Janeiro (RJ), o momento é de preparação: em conjunto, os Colégios Marista São José-Barra e São José-Tijuca realizaram um encontro preparatório, no qual os estudantes conheceram a realidade da Missão e idealizaram as oficinas que serão trabalhadas.

E ainda vem muito mais por aí! Em julho, as unidades mineiras (Dom Silvério e Patos de Minas), e unidade baiana (Patamares), realizarão as suas Missões. No segundo semestre, a agenda já está repleta de ações, de várias unidades. Vamos acompanhar e divulgar! *com informações das unidades citadas na matéria