Missa celebrativa em homenagem à São Marcelino Champagnat – Foto: Cristiano Giamarco / Ascom

A Província Marista Brasil Centro-Norte recebeu, em 6 de junho, o anúncio da nomeação do Ir. Ataide José de Lima, para um segundo mandato (2018-2021), como superior-provincial.

Coincidentemente, o anúncio da nomeação se deu no final da eucaristia, quando era celebrada a festa litúrgica de São Marcelino Champagnat, em 6 de junho, com todos os colaboradores do Escritório Central e outros amigos, dentre os quais alguns membros do Movimento Champagnat da Família Marista, da Fraternidade Mãe de Deus, de Taguatinga (DF). De acordo com o Ir. Ernesto Sánchez, superior-geral, do Instituto Marista, foi motivo de grande alegria fazer este anúncio justamente num dia tão significativo para toda a Instituição e para todos os que participam da missão marista.

O processo de indicação do provincial foi encaminhado à Secretaria Geral do Instituto Marista, em Roma, no mês de abril. Na ocasião, todos os Irmãos da Província foram convidados e orientados pelo próprio Ir. Ernesto Sanches para apontar três nomes, entre os Irmãos da Província, que poderiam assumir o encargo de provincial. Após receber e analisar o material da sondagem, o Conselho Geral decidiu renomear o Irmão Ataide para um novo triênio, tendo em conta o trabalho que vem realizando, o apoio e o respeito que conquistou entre os Irmãos e na Instituição.

Palavras do novo superior-provincial

Em seu pronunciamento, durante a celebração eucarística, realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Taguatinga (DF), o Ir. Ataide lembrou aos colaboradores que “é nossa missão dar continuidade ao que Champagnat nos ensinou, prosseguir com a missão que ele nos confiou e viver como ele, no cotidiano de nossa vida, o que Deus nos pede: fazer o bem, ser imagem da bondade de Deus para as crianças e jovens, no mundo de hoje”.

Ainda, durante a celebração, o superior-provincial lembrou que “somos os filhos diletos de Marcelino Champagnat, somos os seus herdeiros e sua descendência, frutos do seu coração”, e finalizou agradecendo a oportunidade de continuar o trabalho realizado e reforçou o convite a todos os Irmãos e colaboradores da Província: “Não apenas os Irmãos, mas todos, de um modo ou de outro, são convidados a participar deste sonho e a somar nesta missão, sendo o rosto e as mãos da ternura e da misericórdia de Deus”.

A posse, para o segundo mandato, será no dia 12 de dezembro, deste ano, durante do 5º Capítulo Provincial, que acontecerá no Espaço Champagnat, em Mendes (RJ). Desejamos sabedoria ao Ir. Ataide José de Lima, com as bênçãos da Boa Mãe e do Padre Champagnat, para dar continuidade à sua missão!

Conheça o superior-provincial – Ir. Ataide José de Lima

Ir. Ataide José de Lima, durante missa celebrativa, com as bênçãos de Champagnat – Foto: Cristiano Giamarco / PMBCN

Natural de Mogi das Cruzes (SP), o Ir. Ataide é licenciado em História, pela Universidade Federal de Goiás, e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade de Educação do Estado de Minas Gerais (FAE). Também foi agente de pastoral e diretor do Colégio Marista de Goiânia (GO). Participou dos cursos de Espiritualidade, organizados pela Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB / CETESP, e do Escorial,  na Espanha. Durante muitos anos, contribuiu como formador nas Casas de Formação de Irmãos Maristas, nas etapas do pré-postulado, postulado, noviciado e juniorato. O Irmão Ataide integra o Conselho Provincial desde 2009, período em que exerceu também a função de secretário.