Entre os dias 19 e 22 de maio, Irmãos, assessores e representantes que atuam na União Marista do Brasil (Umbrasil) e nos Economatos das cinco Províncias, que compõem a Região América Sul, estiveram reunidos na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre (RS), com o objetivo de partilhar as boas práticas e formação entre os participantes, em sintonia com a proposta de fortalecer a identidade regional e a integração das unidades maristas do continente.
O encontro foi aberto pelo provincial, Ir. Inacio Etges, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, que trouxe uma fala com os apelos do XXII Capítulo Geral, e abriu o debate sobre como eles desafiam os Irmãos, Leigos e Leigas. Durante este momento, foram abordados assuntos como o uso evangélico dos bens e a responsabilidade dos Economatos, como guardiões do patrimônio e da missão marista. Na sequência, os participantes apresentaram as situações de dois dos projetos realizados pela Rede de Economatos: Economia de Escala e Sistema Domus.
Segundo o coordenador da Rede de Economatos da Região América Sul, Ir. Renato Silva, o evento é muito importante para criar indicadores e ferramentas que podem ajudar na tomada de decisões. “Em cada encontro, criamos, preparamos e retomamos o que vêm sendo projetado ao longo dos dois últimos anos. As reuniões buscam alcançar ganhos para toda a Região, no ponto de vista econômico, financeiro e de missão”, explica o ecônomo da Província Marista Brasil Centro-Norte.
Sobre a Região América Sul
A iniciativa tem o objetivo integrar as Unidades Administrativas Maristas do continente, fortalecendo a missão e o carisma de Champagnat nas Américas, com uma relação de sinergia no âmbito dos processos, estruturas e pessoas. A Região América Sul foi fundada, oficialmente, em março de 2016, durante uma assembleia em Florianópolis, que reuniu os Conselhos Provinciais das Províncias Maristas Brasil Centro-Norte, Centro-Sul, Sul-Amazônia, Cruz Del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Santa Maria De Los Andes (Bolívia, Chile e Peru).