Kledson Sousa e Juliana Oliveira (à esquerda) com os representantes do MRE – Foto: Gerência Socioeducacional

Em consonância com a sua atuação cada vez mais internacional, a Província Marista Brasil Centro-Norte, por meio da Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, visitou, nesta semana (23), a Divisão das Nações Unidas, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para conhecer e obter subsídios para a promoção da Simulação das Nações Unidas, em todas as unidades da Província.

Os representantes da Coordenação Educacional, os analistas Juliana Oliveira e Kledson Sousa, visitaram a Divisão das Nações Unidas, para compreender como funciona esta Simulação, e como empreendê-la junto à realidade marista, e aos estudantes de suas unidades socioeducacionais.

Durante a visita, o ministro, chefe da Divisão, Eugênio Garcia, e a primeira-secretária, Maitê Schmitz, apresentaram a Simulação das Nações Unidas, e informaram que ela tem sido utilizada como uma atividade extracurricular, e simula reuniões políticas de organismos internacionais, levando os alunos a um mosaico multicultural, com assuntos de cunho político, social, cultural, econômico, dentre outros.

A ideia, com esta visita, é incentivar as unidades a promover esta Simulação, para que todas a apliquem a partir de 2019. O projeto, bem como a sua identidade visual, ainda está em desenvolvimento, mas já tem nomenclatura própria: SIMSimulação Internacional Marista. A partir de agora, e como parte da divulgação, pretende-se produzir um vídeo motivando os alunos a participar do SIM, frisando a importância para o desenvolvimento integral do educando.

Para o gestor da Gerência Socioeducacional, Jefferson Oliveira, “esta proposta é condizente com o Projeto Educativo Marista e com o componente curricular Educação em Direitos Humanos, pois é uma atividade que engloba várias áreas do conhecimento, fazendo com que o estudante tenha uma visão global, trazendo-o para um pensamento crítico, para uma consciência cidadã acerca de vários temas”.

Atualmente, algumas unidades já realizam esta Simulação, mas, a partir de 2019, espera-se que todas os colégios e escolas participem do Projeto. Fique de olho, mais informações vêm por aí!