A Semana Champagnat 2018 está se aproximando! Entre os dias 4 e 8 de junho, a Província Marista Brasil Centro-Norte convida toda a comunidade educativa para ser Farol de Esperança e Luz do Mundo, nas diversas ações que serão desenvolvidas para comemorar o período, que pretendem ser traduzidas de maneira criativa, nas diferentes linguagens que fazem parte do processo educativo-evangelizador.
Promovida pela Coordenação de Evangelização, da Superintendência de Missão, a Semana Champagnat 2018 tem como tema Somos farol de esperança e, em seu lema, traz a mensagem bíblica de João (9,5), Sou a luz do mundo. É com estas chamadas que, neste ano, o destaque da Semana fica por conta das crises migratórias, com o constante crescimento dos números de refugiados no mundo, seja por guerras ou por perseguições políticas e religiosas, o que torna urgente a necessidade de ser luz que aquece, ilumina e traz esperança.
E, para trabalhar todo este contexto, no auxílio dos pastoralistas e educadores, a equipe da Evangelização disponibilizou inúmeros materiais de apoio, como roteiros para serem aplicados em cada segmento educacional, planos de aula, orações para Semana, recursos audiovisuais, o texto-base, com todas as informações e subsídios para se praticar durante o período, além das peças de comunicação, como cartazes, timbrados, wallpapers e arquivos para postagens em mídias sociais. Os materiais podem ser acessados pelo link https://pmbcn.sharepoint.com/intranet/semanachampagnat
Para o provincial, Ir. Ataide José de Lima, que abriu a videoconferência de abertura da Semana Champagnat 2018, nesta semana (23), trazer a temática dos refugiados para esta celebração condiz com a chamada do XXII Capítulo Geral e, também, com o tema e o lema da Semana, que é sermos farol de esperança, luz do mundo. “As questões emergentes do mundo contemporâneo nos fazem refletir e nos dão a oportunidade de sermos luzeiros de esperança, com ações que podem reverberar na prática aquilo que temos como teoria”, declarou o provincial.
Já o gestor da Evangelização, Ir. Paulo Soares, enfatizou: “acessem os materiais disponíveis, no texto-base há informações valiosas e diretrizes para a construção de uma Semana rica em significados, no desejo de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, como tanto queria São Marcelino Champagnat”.