Foto: Ascom / PMBCN

A UBEC, agora conhecida como União Brasileira de Educação Católica, promoveu, entre os dias 17 e 19 de abril, em Brasília (DF), a 120ª Assembleia Geral Ordinária, na qual reuniu os representantes do Conselho das Associadas da UBEC, para deliberar sobre assuntos pertinentes à entidade e suas mantidas, às associadas, bem como sobre questões da organização interna do Conselho de Administração da instituição.

A Assembleia agrupou as cinco congregações associadas da UBEC – Estigmatinos, Lassalistas, Maristas, Salesianas e Salesianos, além do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora -, em torno de uma agenda que propôs temas de Sensibilização, de Estudos, de Comunicações e de Deliberações. Compondo os assuntos de Sensibilização, foram tratados os resultados econômicos e financeiros, a Carta de Águas Claras, as diretrizes de Pastoralidade, a base de alunos e os investimentos da mantenedora e de suas Unidades de Missão.

Para o presidente da UBEC, Ir. José Nilton Dourado, os temas sensibilizadores proporcionam a capacidade de refletir e decidir melhor sobre os projetos e anseios dos associados, de forma coletiva e colaborativa. “A Carta de Águas Claras é um norteador destes programas, por meio das oitivas das lideranças, que buscam criar sinergia entre a mantenedora e as Unidades de Missão, a fim de se chegar a um denominador comum, na execução dos projetos que se apresentam no âmbito da instituição”, esclareceu o presidente.

Nas proposições para a matéria de Comunicações, Ir. José Nilton destacou a parceria com o projeto norte-americano Iluminno, para educação superior, o qual trará para a UBEC um combo de tecnologias capaz de proporcionar fidelização, capacitação, organização de plataformas próprias, constituição de conteúdos, formação continuada dos gestores, dentre outros serviços tecnológicos.

Quanto aos temas deliberativos, os participantes foram apresentados e dialogaram sobre a revisão orçamentária da UBEC e das Unidades de Missão, e sobre o relatório de Administração e de atividades do ano anterior. De acordo com o presidente da associada União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), da congregação Marista, Ir. Ataide Jose de Lima, “neste quesito, a Assembleia apresenta uma oportunidade de revisar o modo de fazer governança da instituição, e atualizar as propostas de ampliação do trabalho e atuação da UBEC – é avaliar para projetar”.

Para finalizar, a Assembleia trouxe a temática dos Estudos, onde se discutiu a revitalização do Centro de Serviços Compartilhados, a proposta de expansão da mantenedora e das Unidades de Missão, além das questões referentes ao Centro de Convivência.

Após os três dias de reuniões da Assembleia Geral Ordinária, os integrantes do Conselho das Associadas participaram do UBEC DAY, ocasião em que puderam conhecer melhor o funcionamento do Escritório Central da instituição, o Centro de Serviços Compartilhados, e a Universidade Católica de Brasília (UCB), que foi a primeira Unidade de Missão da UBEC, e completa, neste ano, 43 anos de missão solidária e efetiva no desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade.

Estatuto e Cultura organizacional

Para além de alterar a nomenclatura – que passou de União Brasiliense de Educação e Cultura para União Brasileira de Educação Católica – a UBEC também foi reestruturada quanto ao seu funcionamento, natureza, princípios e fins, quando da aprovação de seu novo estatuto, na última assembleia de 2017. Este estatuto trouxe elementos mais sistêmicos e abrangentes, conectando a contemporaneidade dos desafios da educação básica e superior com uma estratégia mais elaborada da missão da UBEC.

Com isso, a instituição procurou profissionalizar a gestão, trazendo um modelo de governança para essa funcionalidade com a inclusão de lideranças internas e, também, do mercado, para este coletivo organizacional. Para o representante da UBEE, na Assembleia Geral, Ir. José Wagner da Cruz, o novo estatuto traz mudanças e desafios na implementação da governança, tanto para a UBEC, quanto para as suas mantidas.

“Vivemos um momento organizacional muito oportuno pois, somado ao estatuto, com o redesenho do modelo organizacional, trouxemos uma nova composição de diretoria executiva – operacional e estratégica -, que precisa compreender a quem está servindo, com quem quer se conectar, e em que perfil quer atuar. É uma nova cultura organizacional se desenhando, que vai precisar de diálogo e comunicação alinhada e integrada para que esta transformação ocorra, entre a mantenedora e suas mantidas”, afirmou o representante.

Nova nomenclatura

Esta nova nomenclatura – União Brasileira de Educação Católica – condiz com a atuação da UBEC, que mantém Unidades de Missão em vários estados do País, como em Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins e, atualmente, no Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. Para o presidente do Conselho das Associadas da UBEC, Ir. Jardelino Menegat, esta nova terminologia amplia a atuação da instituição, mas não altera a sua missão. “A missão da UBEC continua sendo transformar vidas, por meio da educação de excelência e da evangelização, no qual se pretende levar alunos e professores para o caminho da salvação, onde o Evangelho é o norteador das ações deste itinerário, e deve ser seguido pelas congregações que compõem a UBEC”, declarou.