Foto: champagnat.org

Crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, que estudam em oito unidades maristas, da Província Marista Brasil Centro-Norte, serão os protagonistas da oitiva que será realizada pelas próprias unidades, com o objetivo de identificar, junto a este público, as questões referentes aos seus direitos, para dar-lhes voz no Dia do Debate Geral, da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em 28 de setembro, em Genebra, na Suíça.

Esta ação, promovida pela Província, faz parte de uma atuação global do Instituto Marista, no qual crianças maristas de 16 países irão contribuir, para o grande debate das Nações Unidas, a fim de ajudar as crianças e adolescentes a desvelar seus sonhos, vozes, reivindicações e saberes sobre os Direitos Humanos, no campo da política e da sociedade civil.

Aqui na Província, as oito unidades – Colégios Marista PIO X, de João Pessoa (PB); Marista Champagnat, de Taguatinga (DF); Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG); Marista São-José Tijuca, do Rio de Janeiro (RJ); Marista PIO XII, de Surubim (PE); e as escolas Marista Sagrado Coração, de Fortaleza (CE), Marista Champagnat de Terra Vermelha, em Vila Velha (ES); além do Aprendizado Marista Padre Lancísio, de Silvânia (GO) – participaram, nesta semana (18/04), de formação para a metodologia de escuta de seus estudantes, e já começaram o processo de consulta, que vai reunir 160 estudantes.

Ao final da oitiva, que se encerra em 10 de maio, as unidades irão enviar para o Grupo Intersetorial, responsável por conduzir os trabalhos do Dia do Debate Geral, os resultados das escutas, que serão compilados em um relatório, a ser enviado para o Fundo Marista de Solidariedade Internacional (FMSI), que o entregará para a ONU, para compor o relatório conclusivo do Dia do Debate Geral.

Para mais informações, acesse e acompanhe os portais do Instituto Marista www.champagnat.org, e da ONU www.onu.org.br. É um momento oportuno para proteger e empoderar crianças e adolescentes como defensores dos Direitos Humanos.