GT do Plano Estratégico de Evangelização – Foto: Juliana Camelo

 

A Coordenação de Evangelização, da Província Marista Brasil Centro-Norte, deu início, neste mês de abril, à sistematização do Plano Estratégico de Evangelização 2018-2023, com o objetivo de assegurar a excelência no processo educativo-evangelizador, em consonância com o Plano Estratégico Provincial.

Para tratar do assunto, a Coordenação de Evangelização reuniu um Grupo de Trabalho (GT) intersetorial, com representantes das áreas educacional e pastoral, além de membros da Comunidade dos Irmãos, que foram conduzidos pelo consultor externo, Humberto Herrera, quanto à metologia de trabalho e condução dos processos.

Na abertura do Encontro para o Plano Estratégico de Evangelização, o coordenador da área, Ir. Paulo Soares, declarou que “o evangelizador, no espaço educativo, é um construtor da unidade, mediante dinâmicas de cooperação, entendimento e consenso – tudo isso, com a inspiração de Maria”.

Durante a reunião, os participantes, por meio dos trabalhos desenvolvidos, fizeram uma leitura da conjuntura evangelizadora da Província, levando em consideração as diferentes atuações pastorais nas comunidades religiosas, obras sociais e unidades socioeducacionais. Além disso, o encontro foi propício para desdobrar os objetivos estratégicos da área, construir indicadores e metas de evangelização, aportar (a partir da experiência local) indicativos, formas, e contribuições para um processo conjunto e colegiado e, por fim, construir uma proposta de ação evangelizadora mais integrada nos âmbitos eclesial, educativo e social.

O documento oficial do Encontro, com as diretrizes da Evangelização, deve ficar pronto em breve, e será o norteador das ações da área para os próximos anos, 2018-2023. Para o Ir. Paulo Soares, a reunião de uma equipe intersetorial para pensar o planejamento da área se mostrou muito conveniente, como um tempo de confluência entre o pedagógico e o pastoral. “Este Encontro foi de suma importância, pois promove a estruturação do Plano Estratégico da Evangelização, levando em consideração a convergência entre os processos de ambas as áreas, seguindo a mensagem do XXII Capítulo Geral, que é de caminhar como uma Família Global”, esclareceu o gestor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar