Os quatro Irmãos Maristas – Foto: Centro de Estudos Maristas

No dia 12 de abril, de 1903, chegaram a Belém (PA) os primeiros Irmãos Maristas, vindos da antiga Província Marista de Aubenas – na região sul da França –, a convite do bispo Dom Francisco do Rego Maia. Instalaram-se no Convento do Carmo e assumiram a direção do colégio ali existente. Eram quatro os Irmãos: Louis Auxent, Aldérad, Claude-Régis e Paul-Dominique.

Em 15 de janeiro, de 1914, fundaram o Instituto Nossa Senhora de Nazaré. Localizado na travessa 14 de Março, foram matriculados inicialmente 40 alunos, sob a direção do Ir. Marius Eloi, auxiliado pelos Irmãos Adauto e Odilon Bernardo.

O colégio, existente até hoje, na Av. Nazaré, foi inaugurado em 1930 e a direção do Colégio Nossa Senhora do Carmo foi entregue aos padres Salesianos. Em 1943, sob a direção do Irmão Júlio Jonquet, o Instituto Nossa Senhora de Nazaré passa a chamar-se Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré.

Desde então, muitos Irmãos passaram por ali, deixando um pouco de si para desenvolver este trabalho tão grandioso, que é a construção do ser humano, através da educação nos níveis pessoal, social e político e, acima de tudo, como uma escola católica, proclamar a todos a boa nova da Salvação e, juntamente com a família, ensinar aos seus educandos a viverem conscientemente como filhos de Deus. Para celebrar esta memória tão significativa, o Centro de Estudos Maristas (CEM) produziu uma oração para ser entoada por todos os colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). Para acessar a oração, clique aqui.